O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é a principal obrigação tributária de quem possui um veículo no Brasil. O imposto deve ser pago anualmente e, apesar de ser um encargo conhecido, é comum que os proprietários de veículos se perguntem sobre o cálculo, prazos e condições de pagamento.
Afinal, as alíquotas estaduais sempre estão sujeitas a mudanças e, hoje em dia, há várias ferramentas digitais que podem facilitar a vida do motorista, seja para se organizar, seja para pagar o tributo em condições facilitadas.
Especialista no assunto, André Brunetta, diretor de Digital e Inovação da Estapar, além de um dos idealizadores do aplicativo Zul+ (maior app de serviços automotivos do país), destaca aqui quais são as 5 dúvidas mais recorrentes entre os motoristas e dá dicas para tornar mais simples essa tarefa, sem ter tanta dor de cabeça e, principalmente, sem pesar tanto no bolso.
1. Qual será o valor do meu IPVA em 2025?
Muitos motoristas se perguntam como o valor do IPVA é calculado e se existe uma tabela fixa. Na verdade, o valor é calculado com base no valor venal do veículo, que nada mais é que o valor de mercado. Ele é determinado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), com alíquotas que variam de estado para estado. Você precisa, portanto, saber qual é o valor de mercado do seu veículo e a alíquota aplicada pelo estado onde o veículo está registrado. A fórmula é sempre a mesma, independentemente da região: IPVA = valor venal do veículo × alíquota estadual.
Dica: Uma forma mais simples de saber o valor do imposto é utilizar a calculadora de IPVA do app Zul+. Basta fazer o download e cadastrar seu carro ou moto, sem a necessidade de procurar o Renavam.
2. Como saber o valor da alíquota do meu estado?
Para saber a alíquota do IPVA 2025 do seu estado, você deve ficar atento às divulgações que são feitas pelos governos estaduais. Isso geralmente ocorre entre dezembro e janeiro. No blog do Zul+, esse monitoramento é feito diariamente e, assim que divulgadas as informações de cada estado, o público é imediatamente comunicado e já tem acesso ao calendário de pagamento e demais detalhes. Portanto, uma dica é acompanhar o site, que fornece essa atualização.
3. Quais veículos estão isentos de IPVA?
Alguns veículos, como os mais velhos, ou usados por pessoas com deficiência, de entidades filantrópicas ou de utilidade pública, podem ser isentos do IPVA, mas as regras variam entre os estados. Por isso é sempre importante buscar as informações no site da Secretaria da Fazenda do seu estado.
4. Quando o pagamento do IPVA deve ser feito?
Depende do calendário de pagamento fixado por cada estado da federação. Isso geralmente ocorre junto da divulgação da alíquota. E as opções à disposição do contribuinte costumam ser as seguintes: pagar em cota única (geralmente com desconto pela antecipação), pagar parcelado com o governo ou em até 12x com o Zul+.
Cota única com desconto
A primeira opção é a cota única, que costuma vencer no primeiro mês de vencimento do seu IPVA. Como forma de incentivo para que os motoristas quitem o tributo de uma vez no início do ano, a maioria dos Estados oferece descontos no pagamento à vista.
Parcelado com o governo
A segunda forma de pagar o IPVA é parcelar o tributo seguindo o calendário de vencimento do governo do seu Estado. O parcelamentopode variar entre 3x até 10x, dependendo do Estado.
Mas atenção: se houver atraso em alguma das parcelas, o parcelamento pode ser automaticamente suspenso.
Ou seja, se você perdeu o prazo de pagamento de qualquer parcela do IPVA, o restante da dívida pode ter que ser quitado à vista.
Parcelado em até 12x
Uma outra possibilidade é parcelar o IPVA 2024 em até 12x por meio de aplicativos, como o Zul+. Basta baixar o app, fazer o cadastro pessoal e do veículo e escolher a melhor opção de pagamento (Pix ou em até 12x no cartão de crédito).
5. O que acontece se não pagar o IPVA?
Caso você não pague o IPVA dentro do calendário de vencimento, o imposto sofre a incidência de juros e multa. Em paralelo, o IPVA vencido pode ir para a dívida ativa do estado e até para serviços de proteção ao crédito, sujando o seu nome. Além disso, com o atraso no pagamento do IPVA, você não conseguirá transferir ou licenciar o veículo e renovar o CRLV Digital.
Lembrando que o não pagamento do IPVA não é uma infração de trânsito, mas andar sem o licenciamento em dia é, e gravíssima. A punição é uma multa de R$ 293 reais e 7 pontos na carteira de habilitação.
Para quem costuma esquecer dos prazos, uma dica é utilizar o serviço de alerta do Zul+. Todos os usuários com carros e motos cadastrados são avisados por alertas no app e-mail sobre os prazos para o pagamento do IPVA e do licenciamento. Pelo app também é possível consultar rapidamente todos os débitos com IPVA, licenciamento e multas pendentes do veículo.
Imagem: Divulgação Zul+