Quantas histórias de vida ficam guardadas apenas na memória de seus protagonistas? E se essas experiências tivessem uma oportunidade de serem registradas e compartilhadas com gerações futuras? Foi com este propósito que funcionários voluntários da Nissan realizaram o projeto "Histórias Inspiradoras" para o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado hoje – 05 de dezembro. A iniciativa reúne em um livro digital mais de 30 relatos de vida, escritas pelos próprios voluntários após encontros em espaços de acolhimento de idosos em diferentes cidades do Brasil.
Tudo começou com a campanha interna "Ideia de Valor", em que os colaboradores da marca foram convidados a propor projetos sociais a serem apoiados pela empresa. A proposta eleita, idealizada por Darlen Silva, funcionária do departamento de Compras, ganhou o coração de todos pela sua sensibilidade e propósito.
Assim, durante o mês de novembro, grupos de funcionários da Nissan esteve em instituições parceiras da Nissan em Resende (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), cidades onde a empresa tem unidades no país, com uma missão. Muito mais do que visitar, o objetivo era ouvir, de verdade.
Por meio da escuta ativa os voluntários da Nissan, incluindo o presidente da marca no país, Gonzalo Ibárzabal, que participou da iniciativa em São Paulo, mergulharam em conversas que revelaram memórias preciosas. Agora, este material está disponível no e-book lançado pela Nissan. O livro com 33 relatos de vida está disponível a partir de hoje no site da Nissan do Brasil ou por aqui.
"Muito mais do que o fruto deste projeto, um livro repleto de histórias inspiradoras e de sabedoria, abraçamos esta iniciativa pela oportunidade valiosa de troca entre nossos funcionários e as pessoas idosas. Por meio desta experiência, nosso propósito foi de acolher e transformar as histórias não daqueles com mais anos de vida como também de nossos voluntários", comentou Ana Silva, gerente de Responsabilidade Social da Nissan do Brasil.
O projeto "Histórias Inspiradoras" faz parte do programa Voluntário de Valor da Nissan. Criado em 2013 para incentivar o protagonismo social entre os funcionários da empresa no Brasil, está alinhado ao Nissan Ambition 2030, estratégia global da marca. Em seus 11 anos de existência, o programa de voluntariado da Nissan já beneficiou quase 20 mil pessoas, com mais de 15 diferentes projetos que geram valor para a sociedade.
Imagem: Divulgação Nissan