Uma pesquisa da Booking.com, empresa de reservas de acomodações, aluguel de carros e outros serviços de viagem, revela que 34% dos pais LGBTQ+ brasileiros afirmam que sua orientação sexual ou identidade de gênero influencia na escolha dos destinos de férias com a família. Além disso, 67% avaliam o nível de acolhimento do local tanto para crianças quanto para pessoas LGBTQ+ antes de fazerem suas reservas.
A existência de leis que protegem os direitos LGBTQ+ é considerada um fator decisivo na escolha de destinos de férias. Quando viajam para países com essas garantias, a maioria dos pais LGBTQ+ do Brasil (86%, em média) se sente confortável ao longo de toda a viagem, seja no voo, no uso de transporte público, em restaurantes e passeios ou caminhando na rua à noite com a família.
O estudo também aponta que, apesar dos avanços em muitos países no que diz respeito à inclusão de pessoas queer, famílias LGBTQ+ ainda enfrentam desafios ao viajar. Dois terços (66%) dos pais brasileiros relatam que alguns destinos populares não são uma opção devido à sua identidade ou à de algum membro da família, enquanto quase metade (45%) concorda que essa realidade impactou negativamente sua lista de destinos desejados.
Com receio de como serão tratados, os pais LGBTQ+ do país frequentemente ajustam seu comportamento ao viajar: 34% admitem alterar a aparência e a maneira de agir ao embarcar em um voo, e 46% chegam a criar alter egos para esconder sua verdadeira identidade.
Apesar dessas dificuldades, as famílias queer do Brasil percebem mudanças positivas no setor de turismo. Para 83% dos núcleos familiares LGBTQ+, o aumento da inclusão na indústria de viagens faz com que se sintam mais à vontade para viajar, e 74% afirmam que ser LGBTQ+ os deixa mais confiantes como viajantes.
Para facilitar a exploração do mundo por viajantes LGBTQ+, o programa Travel Proud, da Booking.com, oferece treinamento gratuito em hospitalidade inclusiva para acomodações, ajudando-as a compreender melhor os desafios específicos enfrentados por esse público. As propriedades (hotéis, resorts, pousadas, casas de temporada, entre outras) certificadas aprendem como garantir que todos os hóspedes se sintam bem-vindos, independentemente de sua origem, de quem amam ou de como se identificam. Atualmente, mais de 67 mil acomodações em 133 países e territórios, espalhadas por mais de 12 mil cidades, possuem a certificação "Travel Proud", garantindo estadias acolhedoras para todos.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre uma amostra de 11.469 viajantes LGBTQ+ de 27 países e territórios. Os entrevistados LGBTQ+ se auto identificaram em relação a dados de sexo, gênero e orientação sexual. Para participar desta pesquisa, os entrevistados também deveriam ter viajado a lazer nos últimos 12 meses. A pesquisa foi realizada online em abril e maio de 2024.