Reconhecida como uma instituição voltada pela defesa dos interesses do mercado de reparação de veículos no Estado de São Paulo e pelas iniciativas para o fortalecimento e profissionalização do setor, o Sindirepa-SP apresenta mais uma ação em benefício do segmento. No Portal da Reparação, website da entidade, o Sindicato disponibiliza uma página exclusiva com orientações sobre o PMROLUC, Programa Para Melhoria do Recolhimento do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, que trata sobre o sistema de logística reversa para a coleta, transporte, armazenamento e destinação final, ambientalmente adequada de óleos lubrificantes usados ou contaminados, esclarece Judi Cantarin, Assessora Ambiental do Sindirepa SP.
OLUC é um resíduo e ao mesmo tempo uma fonte importante de óleo lubrificante básico. O óleo básico é um recurso caro, não renovável e essencial para o desenvolvimento, (90% Óleo básico+ 10% aditivos = óleo lubrificante = OLUC). Do ponto de vista econômico, é significativo e estratégico para a política nacional de abastecimento de derivados de petróleo. Com o correto descarte do OLUC para o rerrefino seu óleo básico pode ser recuperado, tendo um ciclo infinito.
A destinação do OLUC para rerrefino garante a recuperação dos óleos básicos e também atende os princípios dos 3Rs da agenda 21, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
De uma maneira bastante didática em formato de perguntas e respostas, o Sindirepa-SP leva para as oficinas mecânicas todas as informações necessárias de como integrar o PMROLUC, apresenta um glossário com termos ligados ao tema, além de detalha a legislação relacionada ao descarte consciente.
Na página https://portaldareparacao.com.br/pmroluc/, o reparador encontra orientações completas de como se adequar às normas de descarte do óleo lubrificante usado ou contaminado. Além disso, o Sindirepa-SP disponibiliza uma consultoria ambiental exclusiva para o mercado onde terão suporte ambiental com avaliação padrão e esclarecimento de dúvidas totalmente gratuitos.
Imagem: Divulgação Sindirepa