A Science Based Targets initiative (SBTi) aprovou as metas de curto e longo prazo para a redução das emissões absolutas de gases do efeito estufa (GEE) da Pirelli, que foram comunicadas em março durante apresentação da atualização do Plano de Negócios 2024-2025.
Em particular, a SBTi - que define e promove as melhores práticas baseadas na ciência para reduzir emissões - validou a meta de "longo prazo" da Pirelli de Net Zero até 2040, a mais desafiadora para fabricantes de pneus, para reduzir as emissões absolutas de gases do efeito estufa dos Escopos 1, 2 e 3¹ em pelo menos 90% em comparação ao ano base de 2018.
Essas ações foram consideradas alinhadas com a meta do Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
A SBTi também endossou as outras metas de descarbonização de "curto prazo" que preveem uma redução de 80% nas emissões absolutas de gases do efeito estufa até 2030 em comparação com 2018 (Escopos 1 e 2), e uma redução de 30% nas emissões provenientes da compra de matérias-primas, serviços e transporte até 2030 em comparação com 2018 (Escopo 3).
"A validação de nossas metas Net Zero para 2040 pela Science Based Targets initiative nos deixa orgulhosos, pois confirma a solidez científica do caminho com o qual estamos comprometidos ao longo de toda a cadeia de valor. Um caminho que faz parte do contexto global complexo e um processo de transição cuja resiliência deve ser apoiada por metas realistas e sustentáveis", .
Science Based Targets initiative
Uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global da ONU, o World Resources Institute (WRI) e o World Wildlife Fund for Nature (WWF), a SBTi tem como objetivo orientar empresas de definição de metas ambiciosas e baseadas na ciência para conter o aumento das temperaturas do planeta.
¹ Escopo 1: emissões diretas de gases de efeito estufa provenientes da combustão direta de combustíveis fósseis dentro do perímetro da organização
Escopo 2: emissões indiretas de gases de efeito estufa derivadas do uso da eletricidade, calor e vapor importados e consumidos pela organização dentro de seus limites
Escopo 3: emissões indiretas vinculadas às atividades a montante ou a jusante das operações da empresa, calculadas de acordo com o GHG Protocol e alinhados aos requisitos do SBTi.
Imagem: Reprodução