A Shell Eco-marathon 2024 iniciou as competições nesta quinta-feira (29), no Píer Mauá (RJ). Pela manhã, as equipes participantes realizaram as últimas inspeções técnicas em seus veículos, garantindo que todos estivessem em conformidade com os rigorosos padrões de segurança estabelecidos pela organização. Das 41 equipes inscritas, 30 estão aptas para competir. Um momento histórico foi registrado com o primeiro carro de hidrogênio aprovado na história da Shell Eco-marathon Brasil. Este marco foi alcançado pela equipe GCEE, da Unioeste Foz do Iguaçu. O detalhe, é que a aprovação veio faltando apenas dez minutos para as inspeções encerrarem. Ou seja, foi com emoção até o fim.
“A gente ficava muito feliz a cada teste que a gente passava, mas eu também ficava um pouco mais nervosa porque eu estava mais perto de ir para a pista (risos). Estou confiante pelo trabalho dos meus colegas, mas nervosa por ser a primeira vez”, afirmou Rayane Cavilian, pilota da equipe.
A categoria hidrogênio estreou na Shell Eco-marathon Brasil em 2023. O interesse pelo uso de H2 como combustível é crescente, devido ao seu potencial para transporte com emissão zero. As equipes que optaram por construir protótipos nesta categoria encararam um nível de complexidade tecnológico ainda maior para buscar melhores performances e menor consumo de combustível.
À tarde, os competidores finalmente levaram seus carros para a pista, marcando o início oficial das provas. E no primeiro dia, um recorde já foi batido na categoria bateria elétrica. A equipe E3 UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, alcançou a marca de 381km/kWh, superando a de 376 km/kWh, de 2023.
As equipes voltam à pista nesta sexta-feira para o último dia de competição.
Lista de equipes classificadas
Protótipo
Combustão interna
Pato a Jato (UTFPR Pato Branco)
Drop Team (IFRS Erechim)
Equipe Triângulo Verde (UFTM)
Pé Vermelho Efficiency Team (UTFPR Medianeira)
Milhas Gerais (UFSJ Santo Antonio)
Relampinhão (UTFPR Curitiba)
Bateria elétrica
E3 UFSC (UFSC Florianópolis)
Eifchar (IFSul Charqueadas)
Eco Mauá (Instituto Mauá de Tecnologia)
EcoDrive Electric Alliance SENAI UTFPR (SENAI Pato Branco)
Milhagem UFMG BE (UFMG)
Borregos Racing (ITESM Aguascalientes) - México
Eco Octano UFPR Elétrico (UFPR)
Unisabana Herons (Universidad de la Sabana)
Fenrir (UNESP Guaratinguetá)
IFECO (IFRS Rio Grande)
MoBEE (IFC Luzerna)
KON Team (UTEC)
Rhino Eco Racing (Universidade Federal Fluminense)
Eco Motors UNI (Universidad Nacional de Ingenieria)
Equipe Ecofet Prototype (CEFET MG)
E-WOLF RACING (CEFET RJ)
K2-DZEC-UNAM (UNAM) Mexico
Ne3 (Universidade Federal de Lavras)
EcoVeículo Electric (Universidade Federal de Itajubá)
Insper Mileage (Insper)
Conceito Urbano
Combustão Interna
Equipe Ecofet UC (CEFET MG)
Hidrogênio
GCEE (Unioeste Foz do Iguaçu)
Bateria
Green E Car (UTFPR Medianeira)
e-CAP (UFSJ Alto Paraopeba)
Imagem: Divulgação Shell