Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Shell Eco-marathon Brasil inicia sua sétima edição com mais de 500 estudantes no Rio de Janeiro
Sustentabilidade
Publicado em 29/08/2024

Os mais de 500 estudantes que vão competir na Shell Eco-marathon Brasil chegaram nesta terça (27) ao Píer Mauá (RJ), local onde o evento será realizado. Ao longo do dia, eles fizeram credenciamento e puderam conhecer o espaço, onde participam até sexta (30) de um dos maiores desafios acadêmicos de eficiência energética do mundo.
“A Shell Eco-marathon Brasil é fundamental para promover a inovação e a sustentabilidade no país.  Ao investir na formação desta geração de talentos, incentiva estudantes a desenvolverem veículos eficientes em termos de energia, destacando a importância da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias limpas. Além disso, o evento fomenta a colaboração entre jovens talentos, preparando-os para enfrentar os desafios energéticos do futuro. É muito especial ver o brilho nos olhos e o esforço de cada equipe aqui” afirma Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil.
Depois de receberem todas as orientações de segurança, as equipes visitaram os paddocks, fizeram o reconhecimento da pista de competição e já colocaram a mão na massa. A movimentação no paddock é intensa com os carros sendo montados para inspeção técnica, que já começou nesta terça-feira. Os carros serão avaliados para que cumpram todos os pré-requisitos estabelecidos pelo time internacional de especialistas da Shell.
A equipe Milhagem UFMG BE é uma das veteranas do evento e vitoriosa. A equipe de Belo Horizonte é tricampeã na categoria elétrica e vem de um bicampeonato consecutivo. Eles estão com dois carros no evento: um protótipo e um conceito urbano e mostraram ao que vieram.
“Esse é apenas o primeiro dia de Shell Eco-marathon e a gente está trabalhando demais na correria para deixar os nossos dois carros prontos (protótipo e conceito urbano). A gente trabalhou muito neles durante o ano inteiro. Chegamos, já colocamos a mão na massa e corremos para a fila da inspeção técnica. Estamos bem ansiosos para ter os carros aprovados e nos próximos dias já colocá-los na pista”, afirma Guilherme Campos, capitão da equipe.
As inspeções técnicas acontecem até o fim de quarta-feira (28) e a partir de quinta-feira, os carros devem estar prontos para iniciar a competição, que premia o veículo que percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível. A Shell Eco-marathon é aberto ao público, gratuito e ocorre até o dia 30 de agosto, no Armazém 4, no Pier Mauá.

Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 7ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio.  Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.
Neste ano, a 7ª edição da Shell Eco-marathon Brasil vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Na edição de 2023, as equipes Drop Team (categoria combustão interna), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim e a ARMAC Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras da edição. Na categoria motor à combustão interna, a equipe gaúcha Drop Team conquistou o tricampeonato e atingiu o recorde com 716km/litro. Na bateria elétrica, a equipe ARMAC Milhagem UFMG BE também conquistou o tricampeonato, com a marca recorde de 367 km/kWh.

Imagem: Divulgação Shell

Comentários
Comentário enviado com sucesso!