Quando o tema é sustentabilidade, a Continental, companhia que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade, começa a colher os frutos plantados em prol da conservação do meio ambiente, em sua unidade de Guarulhos.
Uma importante conquista para o meio ambiente e para a comunidade foi o aterro zero. Até o ano passado, 79% do lixo era reciclado e 21% do que era coletado na varrição do pátio e do banheiro eram colocados em caçambas e despejados em aterros sanitários devidamente regulamentados. Porém, este ano, tudo que é coletado tem destino certo. “Por exemplo, o lixo do banheiro é reciclado e encaminhado para indústria cimenteira, que o utiliza na geração de energia”, afirma Carlos Braga, responsável pela Segurança do Trabalho e Sustentabilidade na fábrica de Guarulhos.
A empresa também acaba de adquirir um biodigestor que eliminou a necessidade do transporte em caminhões para a coleta do resíduo orgânico proveniente do refeitório, contribuindo para a redução de emissões de CO2 na atmosfera ao abolir o uso de caminhões no processo. O dispositivo, em funcionamento desde junho deste ano, também extinguiu o armazenamento do resíduo orgânico em contêineres, gerando impactos significativos para o meio ambiente.
O biodigestor combina processos mecânicos com tecnologia exclusiva associada a um composto biológico proprietário e regulamentado nacional e internacionalmente, que realiza a digestão aeróbica de 100% dos resíduos alimentares sólidos, transformando-os num efluente líquido ambientalmente seguro para ser descartado na rede de esgoto de maneira sustentável.
Acordo Ambiental São Paulo
A unidade tem um compromisso voluntário firmado com o governo paulista, o Acordo Ambiental São Paulo da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), desde 2022. O objetivo desse acordo é incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem iniciativas que reduzam e emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global. A meta é atingir abaixo de 15 toneladas no primeiro ano e até 2030 zerar a emissão de gases. A empresa já começou a realizar diversas mudanças, como a troca de empilhadeira a gás por elétricas e de equipamentos de cozinha, como fogão, cooktops e fornos, também pelos elétricos.
A Continental tem outras iniciativas para incentivar também seus fornecedores a preservarem o meio-ambiente como a logística reversa e o Prêmio de Sustentabilidade, implementado em 2023, que homenageia seus fornecedores por suas ações nas categorias sociais e ambientais.
Todas essas práticas fizeram com que a Continental Brasil fosse reconhecida por seus colaboradores e recebesse a maior nota na pesquisa interna de clima organizacional entre todas as unidades do mundo. “Recebemos a nota 90 na categoria engajamento sustentável. É muito gratificante quando os próprios colaboradores sentem orgulho e reconhece o esforço da empresa em ser uma indústria sustentável”, finaliza Braga.
Imagem: Divulgação Continental