O Sem Parar realizou uma pesquisa com clientes no estado de São Paulo para mapear o comportamento de viagens de curta duração ao longo de 2024.
Segundo os dados do levantamento, neste ano, 45% das pessoas ficaram mais propensas a realizar viagens bate-volta, ou seja, em que as pessoas vão e retornam do destino no mesmo dia. O motivo para esse público se deu pelo fato da diminuição nas ocorrências de feriados com emendas, que possibilitam planos de viagens que cobrem maiores distâncias. Para 55% das pessoas, não houve alternância nos planos de viagens.
Em se tratando de tempo ao volante, 56% das pessoas inclinadas a viagens de um dia consideram trajetos de até 3 horas. 19% têm disposição para trajetos de 3 a 4 horas; e 26% das pessoas topam percursos de mais de 4 horas.
Entre os principais motivadores das escapadas de um dia em 2024, 40% afirma que faz bate-volta para visitar familiares. 17% dos entrevistados afirmam que é uma opção para conhecerem novas cidades, 15% usam as viagens curtas para um passeio gastronômico e 11% escolhem viagens curtas para ficar mais próximo da natureza.
A pesquisa foi realizada de forma randômica com clientes de todo o estado de São Paulo, de 11 a 17 de junho. Foi utilizada uma amostra com 90% de nível de confiança e uma margem de erro de 5%.
Imagem: Divulgação