O Instituto Julio Simões, braço social do Grupo SIMPAR lança o Direção Certa, programa dedicado à educação financeira de motoristas. Desenvolvido pelo Instituto Julio Simões, do Grupo SIMPAR, os conteúdos detalham orientações de especialistas sobre gerenciamento do dinheiro do frete, manutenção do caminhão, compras de insumos e outras formas de gestão dessa empresa chamada caminhão, e que fazem parte da vida de milhares de profissionais autônomos em todo o Brasil.
De acordo com os dados da Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros de 2019, aproximadamente 36% dos motoristas autônomos admitem estar endividados. Ao mergulhar mais fundo nesse cenário, constata-se que 40% desses profissionais com débitos lidam com montantes que ultrapassam os R$ 21 mil. O Direção Certa chega para contribuir com a capacitação dos caminhoneiros na gestão das finanças, o que, por sua vez, influencia positivamente diversos aspectos de suas vidas, incluindo saúde, segurança e bem-estar.
“Os caminhoneiros administram um ativo muito valioso tanto financeira como economicamente”, declara Bia Andari, gerente do Instituto Julio Simões. Um conjunto completo com cavalo mecânico e carreta de 3 eixos com três anos de uso, por exemplo, a depender do modelo, tem valor médio de mercado de R$ 350 mil a 600 mil reais, superior a muitos outros negócios geridos por pequenos empreendedores. “Fazer a gestão dessas empresas é fundamental para garantir a rentabilidade e qualidade de vida desses profissionais, além de contribuir com ganhos de produtividade e com a economia do país” complementa Andari.
Com duração total de 80 minutos, distribuídos em 4 módulos, o conteúdo é apresentado de forma clara e descomplicada com uma metodologia intuitiva e dinâmica, combinando vídeos, áudios e textos curtos com testes interativos. Tanto a plataforma quanto as aulas são adaptadas para atender às necessidades dos caminhoneiros que passam a maior parte do tempo nas estradas, permitindo que o conteúdo seja consumido em pequenas doses, no ritmo do usuário. Nessa primeira etapa o acesso será exclusivo para 1.000 motoristas agregados da JSL que possuem conta no banco BBC Digital, e serão embarcados mensalmente na plataforma.
Imagem: Divulgação