A Hyundai Motor Brasil anuncia novas iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e otimização de recursos em sua planta em Piracicaba (SP). A empresa, que no último ano se tornou a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, acaba de ter o reconhecimento renovado após aumentar seu índice de conformidade na destinação de descartes de 93% para 94,2%. Com esse resultado, a Hyundai Motor Brasil se junta a um seleto grupo de apenas três empresas do setor industrial com fábricas instaladas no estado de São Paulo que alcançaram uma classificação superior a 94% e receberam nota máxima de boas práticas adotadas.
Uma das iniciativas recém apresentadas pela Hyundai prevê a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. A ação é realizada em parceria com a BORKAR, empresa fabricante de tapetes automotivos e distribuidora de acessórios. A Hyundai entrega os retalhos à BORKAR, que armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes. Atualmente, a montadora estima que potenciais cinco toneladas mensais de retalhos, que seriam descartadas, ganharão novo ciclo de vida na cadeia automotiva. A iniciativa prevê também o envio de resíduos de todos os tipos de selantes do processo de pintura, antes descartado e incinerado, para reuso no processo de produção dos tapetes.
Uma segunda ação adotada pela Hyundai trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba (SP). Nesta parceria com a Global Química, a Hyundai vai direcionar, a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água ou solvente, para a produção de uma tinta de segunda linha, que poderá ser utilizada em manutenções prediais e projetos socioambientais.
“No ano passado, quando nos tornamos a primeira montadora do país certificada pelo Lixo Zero, deixamos claro que aquele era apenas mais um passo em nossa busca contínua por uma melhor relação com o meio ambiente. Com as novas iniciativas, comprovamos mais uma vez nosso propósito de trabalhar por um mundo melhor para as gerações que virão, ao mudar processos de nossa linha produtiva e inspirar os demais parceiros do setor automotivo a também darem este passo em direção a um futuro sustentável, e reduzir praticamente a zero o descarte para aterros”, afirma Marcos Oliveira, Chief Operating Officer (COO) da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.
A certificação do Instituo Lixo Zero é emitida apenas para aquelas empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos enviados corretamente para descarte e não para aterros, evitando destinações que englobem coprocessamento e incineração, o que reduz, assim, o impacto ambiental.
Hyundai é novamente certificada pelo Instituto Chico Mendes
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Socioambiental Chico Mendes certificou a Hyundai Motor Brasil por suas iniciativas voltadas à implantação de critérios sustentáveis nos processos produtivos. Ao considerar indicadores de gestão política e socioambiental, gestão social e gestão ambiental, as empresas devem alcançar o índice mínimo de 80% de conformidade para receber a certificação. A Hyundai registrou a expressiva marca de 96% e foi parabenizada por “além de obter a pontuação necessária para a sua renovação no sistema de avaliação do Instituto, estar atuando diretamente para proporcionar a oportunidade das futuras gerações terem a mesma qualidade de vida que atualmente desfrutamos”.
Agenda global de sustentabilidade da Hyundai visa neutralidade de emissões
Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. No mesmo ano, a marca apresentou sua visão de negócios que pretende, entre outras iniciativas, fazer do hidrogênio uma fonte de energia amplamente utilizada em todas as áreas da vida humana e da indústria, além dos meios de mobilidade, até 2040.
Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora aumenta a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.
Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez em 2022. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.
Imagem: Divulgação Hyundai