Milho, paçoca, quadrilha, fogueira e bandeirinhas. No Brasil, quando o mês de junho chega, é hora de celebrar uma das festividades mais coloridas, animadas e tradicionais do calendário: as festas juninas. Na festividade, os aromas deliciosos das comidas típicas flutuam no ar, convidando todos a se deliciarem com uma verdadeira festa para o paladar. Das pipocas estourando na panela aos doces de milho e amendoim, das canjicas quentinhas aos bolos de fubá perfumados, cada prato é uma homenagem à culinária brasileira.
Os arraiás vão muito além das delícias culinárias: as bandeirinhas coloridas, barracas com brincadeiras e jogos criam uma atmosfera festiva que encanta e reúne milhares de pessoas ao redor da fogueira em todo o Brasil. As danças tradicionais, como quadrilhas e forrós, convidam todos a se juntarem à diversão, criando momentos de pura alegria e descontração.
Segundo uma pesquisa* da Booking.com, um em cada dez viajantes brasileiros gostariam de viajar esse ano para um evento cultural (por exemplo, para vivenciar um evento específico de um país, região ou cultura como uma festa junina). Além disso, a mesma pesquisa revelou que 24% dos viajantes brasileiros farão uma viagem para conhecer uma atração cultural. Seja para experimentar as delícias culinárias, dançar ao som de músicas folclóricas ou simplesmente se envolver na atmosfera festiva, uma viagem durante as festas juninas é garantia de momentos especiais e emocionantes.
De chapéu, camisa quadriculada e vestidos floridos, a Booking.com, empresa de reserva de hospedagens, atrações, voos e outros serviços de viagens, revela 6 arraiás para se conhecer no Brasil:
Campina Grande, Paraíba
Campina Grande é conhecida como a "Capital do Forró" e abriga o maior São João do Mundo. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro paraíso junino, com uma programação repleta de atrações, como shows de grandes artistas da música nordestina, apresentações de quadrilhas, concursos de comidas típicas e muito mais. O público estimado é de mais de 2 milhões de turistas. Para a hospedagem em Campina Grande, o Hotel Village Confort está localizado a uma curta caminhada do Parque do Povo, onde se concentram barracas que vendem comidas e bebidas típicas, o trio e os palcos.
Caruaru, Pernambuco
Conhecida como a "Capital do Forró", Caruaru é um destino imperdível para quem deseja vivenciar as festas juninas em sua plenitude. O São João de Caruaru reúne milhares de pessoas em torno de uma programação cultural com apresentações de quadrilhas, shows de forró, feiras de artesanato e comidas típicas. Em 2024, o evento vai durar até 29 de junho, e pela primeira vez, a festa junina tem um tema: "A evolução do Barro". Uma boa dica de acomodação é o Caruaru Park Hotel, onde a preparação para o arraiá começa desde a hospedagem com festa do hotel, música boa e quitutes juninos.
São Luís, Maranhão
A festa junina de São Luís do Maranhão é uma das mais tradicionais e autênticas do Brasil, marcada por ser uma das maiores celebrações juninas do país, e a verdadeira manifestação da cultura maranhense. A cidade de São Luís é famosa por suas festas juninas tradicionais, e apresentações folclóricas do Bumba Meu Boi, atração mais característica do período junino maranhense. Além disso, o arraiá maranhense tem cacuriá, dança típica do estado, as tradicionais quadrilhas e grupos de tambor de crioula. Uma sugestão para se hospedar em São Luís é a Pousada Casa Imperial, com piscina, terraço e café da manhã incluído.
Mossoró, Rio Grande do Norte
O Mossoró Cidade Junina é uma das maiores festas juninas do Rio Grande do Norte e uma das mais tradicionais do país. A festa é considerada Patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do Rio Grande do Norte, com uma programação diversificada que inclui shows musicais, apresentações culturais e o famoso "Pingo da Mei Dia", conhecido por ser o maior bloco junino do país. A festividade promove um grande arrastão junino pelas ruas da cidade, que abre os festejos juninos de Mossoró. Quem visita o destino pode se hospedar no Thermas Hotel Mossoró, a apenas 10 minutos de carro do centro da cidade.
Votorantim, São Paulo
Considerada a maior festa junina do estado de São Paulo, a Festa Junina de Votorantim ocorre entre os dias 29 de maio e 23 de junho, na Praça Lecy de Campos, em Votorantim (SP). A festividade tem música para todos os gostos, com grandes artistas da música brasileira como sertanejo, pagode, pop e até rock, em uma área de shows com capacidade para cerca de 20 mil pessoas. O arraiá ainda conta com um parque de diversões com dezenas de brinquedos e uma área dedicada ao churrasco. Uma boa opção de acomodação é o Novotel Sorocaba, que oferece café da manhã incluído e todo o conforto para o descanso pós shows.
Aracaju, Sergipe
A capital sergipana oferece uma festa junina animada e cheia de tradição. O Forró Caju é o principal arraiá da cidade e reúne uma programação cultural diversificada, com apresentações de quadrilhas, shows de artistas locais e nacionais, além de uma ampla variedade de comidas típicas. Serão sete dias de evento, entre 23 e 29 de junho, na Praça de Eventos do Mercado, no Centro, com grandes nomes da música, artistas sergipanos e nacionais. Por dia, passam cerca de 150 mil pessoas na festa. Os viajantes podem se hospedar na Pousada Vila Aju, com decoração temática do Nordeste.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.
Imagem: Arráia de Campina Grande - Divulgação Booking.com