O Brasil é um país que se movimenta majoritariamente sobre rodas. Uma estimativa do IBGE aponta que a frota brasileira é superior a 112 milhões de caminhões, automóveis, picapes e utilitários. Além disso, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior e mapeados pela Vixtra, fintech de comércio exterior, as importações de pneus do Brasil aumentaram 28% nos nove primeiros meses de 2023, chegando a US$1,4 bilhão. “Neste cenário, esclarecer os consumidores sobre os produtos importados é fundamental para que façam escolhas conscientes e seguras para seus veículos”, ressalta Samer Nasser, diretor de Marketing da XBRI PNEUS, marca brasileira de pneus que faz parte de uma das maiores empresas da América Latina nesse segmento.
Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre os pneus importados.
Mito: diferente dos pneus produzidos localmente, os importados não oferecem bom desempenho nas estradas brasileiras.
Verdade: há bons pneus no mercado que, a despeito de onde sejam fabricados, são adequados e dimensionados para rodar nas mais variadas condições de clima, ruas e rodovias.
Mito: a tecnologia avançada está presente somente nos pneus fabricados no Brasil.
Verdade: a rigor, os importados têm alto padrão tecnológico. Ademais, como todos os que rodam no País, passam por avaliações criteriosas e aprovação por órgãos reguladores independentes, como o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Também são aprovados pelo DOT (Departamento de Transportes dos Estados Unidos) e pela ECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa).
Mito: os pneus importados não duram e são mais suscetíveis a danos.
Verdade: na realidade, há pneus importados que são muito duráveis e resistentes, tanto quanto ou mais do que os de fabricação nacional. A vida útil de um pneu não está atrelada ao local de sua fabricação, mas a fatores como a calibragem correta, maneira de cada motorista dirigir, alinhamento e balanceamento adequados. Aliás, tais cuidados são importantes para a segurança e melhor desempenho na condução de todo veículo.
Mito: os pneus importados são mais baratos poque não tem qualidade.
Verdade: os pneus importados são rigorosamente testados e aprovados por órgãos competentes. Os produtos das melhores marcas de importados do mercado têm qualidade verificada por órgãos gabaritados. Além disso, se não tivessem tecnologia compatível seriam reprovados nessas avaliações e não poderiam ser comercializados.
Mito: os importados são fabricados com material inferior, por isso não são seguros e duráveis.
Verdade: pneus importados de alta qualidade oferecem segurança, resistência, bom desempenho e durabilidade. Existem boas marcas de pneus no mercado de importados que são projetados com tecnologia avançada e materiais de alta qualidade, o que resulta em maior segurança nas estradas.
Quando se trata de investimento em pneus, seja optando por produtos importados ou fabricados localmente, é essencial que os motoristas e consumidores ajam de forma criteriosa, considerando a reputação da marca, a qualidade do produto e as garantias oferecidas. “Também é recomendável que os motoristas brasileiros fiquem atentos à etiqueta do Inmetro nos pneus. Este selo comprova que o produto atende aos requisitos de qualidade e segurança especificados para o País”, conclui Samer Nasser.
Imagem: Divulgação XBRI