Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Dia Nacional do Turismo: Interesse dos brasileiros por viagens cresce 20,6% na internet em 2024,
Turismo
Publicado em 08/05/2024

Nesta quarta-feira, 8 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Turismo. De acordo com dados recentes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o setor representa 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, movimentando anualmente R$ 752,3 bilhões. Esses números refletem não apenas a relevância econômica do nicho, mas também o seu impacto social e cultural. Mas como está o interesse dos brasileiros em viajar? De acordo com um estudo produzido pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, as pesquisas relacionadas ao setor tiveram um crescimento de 20,6% na internet no último ano, saindo de 4.23 milhões em março de 2023 para 5.1 milhões no mesmo período de 2024. 

Tipos de hospedagem

Na amostra, o tipo de hospedagem que mais despertou o interesse dos usuários foi “hoteis”, com uma média de 4.2 milhões de buscas no período, seguido de “casas para alugar” (609 mil), pousadas (322 mil), resorts (81 mil) e hostels (72 mil).  

Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush, a análise revela insights importantes sobre as tendências atuais do mercado turístico: “O fato dos hoteis liderarem com uma média impressionante de buscas sugere que os viajantes ainda valorizam a conveniência, conforto e variedade oferecidos por essa opção de hospedagem tradicional. Por outro lado, o interesse significativo em ‘casas para alugar’ indica uma crescente preferência por experiências mais personalizadas e autênticas, em que os viajantes podem desfrutar de espaços privativos e vivenciar a cultura local de forma mais íntima. As buscas por pousadas, resorts e hostels também demonstram uma diversidade de preferências, atendendo a diferentes perfis de viajantes e orçamentos”. 

Meios de locomoção

Quando o assunto é locomoção, o transporte que mais interessa os viajantes é o ônibus, que teve uma média de 14.2 mil pesquisas no último ano, seguido de avião (13.3 mil) e cruzeiro (5.7 mil). 

“Podemos observar que o ônibus continua sendo uma opção popular entre os brasileiros, especialmente para viagens de curta e média distância, devido à sua acessibilidade e conveniência. Já o avião, apesar de se manter como uma escolha comum para viagens de longa distância, teve uma queda de 33.1%, quando comparamos março de 2023 e 2024. Essa tendência de queda destaca a necessidade de adaptação por parte da indústria aérea para enfrentar os desafios atuais e reconquistar a confiança dos viajantes”, explica Casagrande.

Imagem: De acordo com a plataforma de marketing digital, termos relacionados ao setor saltaram de 4.23 milhões de pesquisas em março de 2023 para 5.1 milhões no mesmo período deste ano - Divulgação Semrush

Comentários
Comentário enviado com sucesso!