A PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, comemora os resultados de suas ações sociais em 2023, junto a organizações e entidades assistenciais. Ao longo do ano, foram investidos cerca de R$ 1 milhão em 24 ações, que beneficiaram 23 projetos nas áreas de educação, esportes, saúde, cultura, ensino profissionalizante e inclusão social. Para 2024, a empresa planeja manter o volume de iniciativas e igualar o valor alcançado no ano anterior.
A empresa concentrou seus esforços em instituições na cidade de Piracicaba, onde mantém a fábrica de componentes Delphi, há 33 anos. Um aspecto relevante nesse caso, foi o uso de leis de incentivo fiscal na estratégia traçada para viabilizar as iniciativas, que permite às empresas investirem parte do Imposto de Renda devido em projetos sociais e culturais.
Dessa forma, várias organizações locais receberam apoio, conforme explicado por Amaury Oliveira, vice-presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul: “Aprimoramos significativamente nosso impacto social em 2023, alcançando importantes marcos de contribuição. Participamos ativamente do desenvolvimento comunitário ao obter aprovação para seis projetos no FUMDECA, garantindo que diversas iniciativas locais recebessem suporte essencial. Além disso, nosso compromisso com a cultura e a arte foi evidente através da aprovação de três projetos pela Lei Rouanet, promovendo expressão criativa e enriquecendo nosso ambiente cultural. Não menos importante, demonstramos nosso comprometimento com a população idosa ao destinar mais de R$100 mil para o Fundo Municipal do Idoso, proporcionando assistência e melhorando a qualidade de vida dos idosos em nossa comunidade. É gratificante ver como as leis de incentivo fiscal podem ser instrumentos poderosos para impulsionar o progresso social”.
Para determinar quais entidades serão beneficiadas é realizada uma análise minuciosa dos projetos apresentados, como explicado pelo executivo: "Ao final do ano, quando os valores de incentivo são definidos, avaliamos quais organizações têm projetos aprovados em cada programa (FUMDECA, Lei Rouanet e FMI).
Além desses valores, a companhia promove regularmente, entre os funcionários da fábrica, ações de arrecadação de alimentos, roupas, artigos de higiene, entre outros, destinados às instituições parceiras. Da mesma forma, campanhas de incentivo a doações por meio do programa estadual da Nota Fiscal Paulista ocorrem na unidade. Com isso, segundo Oliveira, são reforçados os sentimentos de pertencimento e integração com a comunidade local, o que ajuda na promoção da cidadania e da responsabilidade social junto aos colaboradores.
Para participarem das ações sociais promovidas pela empresa, as entidades devem entrar em contato com a empresa, detalhando seus projetos ou demandas, que serão devidamente analisados. Após isso, em caso de aprovação, é elaborado um plano de ação em conjunto com a instituição, para a execução das ações. Essa abordagem garante uma avaliação cuidadosa de cada proposta e a definição de estratégias eficazes para seu apoio.
Alguns dos programas apoiados em 2023
- OSP – Orquestra Sinfônica de Piracicaba: a PHINIA contribuiu com a entidade, por meio da Lei Rouanet, destinando parte do imposto de renda devido para financiar projetos voltados para a valoração e o ensino musical em projetos sociais na rede de ensino público de Piracicaba para crianças entre 5 e 10 anos de idade.
- Associação Gaia+: a organização foi apoiada pela PHINIA, em 2023, com recursos provenientes da Lei Rouanet, que financiaram iniciativas de apoio a formação de professores da rede de ensino público e de proteção a crianças em situação de vulnerabilidade.
- Espaço Pipa: com os recursos recebidos, a Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa mantém as operações destinadas ao apoio das pessoas com T21 (Síndrome de Down) e suas famílias, garantindo sua inclusão social e profissional, além do acesso a arte, cultura, esporte e lazer.
- Cantinho da Vovó Sônia: entidade beneficente, voltada aos cuidados de pessoas da terceira idade. Oferece acolhimento, com a prestação de serviços de nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, professores e cuidadores, possibilitando a convivência comunitária entre os residentes e reestabelecendo os vínculos familiares e sociais.
Imagem: A Orquestra Sinfônica de Piracicaba também conta com o apoio da PHINIA - Reprodução