Offline
Publicidade
Publicidade
Etanol continua sendo boa opção para o frotista em 2024
24/04/2024 09:07 em Mobilidade

Segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, cerca de 65% do transporte de cargas no Brasil passa por rodovias. Para muitos especialistas em mobilidade, os combustíveis foram um os grandes vilões da economia em 2023. Outros fatores, como defasagem do frete, segurança, custos com manutenção e treinamento de equipe, impactaram o setor, que precisou se adaptar a um cenário ainda mais desafiador, quando comparado ao ano anterior.

Neste cenário, vem se tornando cada vez mais relevantes serviços de consultoria que auxiliam os frotistas a reduzir e otimizar custos. A Pluxee Frota, plataforma de gerenciamento de frota e controle de despesas, ampliou sua atuação neste mercado em 2023. A empresa alcançou 132% de crescimento em litros de combustível vendido e aumentou em 117% o faturamento, em relação ao ano anterior. Conquistou e capacitou 195 novos clientes e ainda aplicou 24 melhorias nos serviços, como nova plataforma e aplicativos para condutor e gestor, dashboard de indicativos e roteirização para otimizar as melhores rotas.

Petrus Moreira, gerente de marketing e produtos da empresa, fala do momento vivido pelo setor e das tendências para 2024.

Com estoques em alta, boa safra da cana-de-açúcar e preços da gasolina e do diesel elevados, o etanol se mostrou uma boa opção para frotas flex no ano passado. Ele continuará sendo o combustível mais em conta em 2024?

Petrus Moreira: Sim, o etanol continuará sendo uma excelente opção para a frota brasileira. Além de não haver escassez deste produto pelo fato do Brasil ser o maior exportador de etanol do mundo, os veículos flex continuam sendo mais viáveis economicamente para quem busca renovar a frota.

Então o etanol é o combustível com melhor custo-benefício hoje para o frotista? Essa tendência vai se manter durante o ano?

Petrus Moreira: Sim e não. Antes da escolha, é fundamental avaliar o tipo de movimentação da frota. Por exemplo, a gasolina pode ser uma melhor opção quando o que está em jogo é a autonomia do veículo para longas distâncias e menor tempo de inatividade. Para a operação que demanda trajetos curtos, o etanol se mostra mais eficiente, já que o veículo pode incluir em sua logística paradas pontuais para abastecimentos.

Para muitos frotistas, ainda é difícil controlar as despesas ao mesmo tempo em que precisam manter os veículos rodando. De que forma esse gargalo pode ser resolvido?

Petrus Moreira: Usar plataforma de gestão de frota é uma das melhores opções. O mercado de mobilidade está bastante evoluído e contar com uma consultoria dedicada ajuda o frotista a perceber os reais parâmetros da sua operação, como o custo total de propriedade da frota, considerando custo por km rodado, combustível, manutenções, paradas e outros fatores que incidem no cenário. Há soluções voltadas para todo tipo e tamanho de empresa de transporte, com funcionalidades que garantem redução de até 20% das despesas.

A Pluxee costuma negociar diretamente com as distribuidoras os valores de combustíveis para tanques internos, certo? As oscilações de preços vistos no ano passado impactaram nos valores repassados aos clientes? Como o frotista pode economizar neste cenário?

Petrus Moreira: Sim, faz parte do nosso dia a dia negociar o melhor valor possível do combustível diretamente com as distribuidoras. Essa proximidade foi fundamental para as movimentações do mercado em 2023, quando houve significativas reduções nos preços após as alíquotas determinadas pelo governo para o valor do diesel, provocando escassez e restrições ao produto. Mesmo diante do cenário volátil, conseguimos manter a garantia de entrega para os clientes que realizaram compras por meio da nossa plataforma.

Já para 2024, a tendência de queda permanece, promovendo novamente a escassez de produtos. Para o frotista que precisa garantir o combustível necessário para seu negócio funcionar, ao mesmo tempo em que pode economizar otimizando a gestão dos seus veículos, sugerimos que busque uma plataforma de gestão de frota.

Falando em gestão, a qualidade do combustível interfere diretamente no desempenho e rendimento do veículo. De que forma os frotistas que utilizam plataformas de gestão podem controlar a qualidade dos combustíveis oferecidos pelos postos credenciados?

Petrus Moreira: As plataformas de gestão de frota proporcionam aos clientes indicadores de rendimento dos veículos, a partir dos abastecimentos realizados. Esse é um bom indicador da qualidade dos combustíveis comprados. É preciso ressaltar que o controle de qualidade do produto é feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), que pune severamente a comercialização de combustíveis fora das especificações ou adulterados.  

Imagem: Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!