Como diz o bom e velho e ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”. Fazer a revisão da motocicleta com frequência ajuda a detectar ou evitar problemas mecânicos mais graves e a manutenção preventiva interfere diretamente na segurança do motociclista. Afinal, qualquer problema em algum componente pode causar uma colisão ou uma queda.
Para atender o mercado, a Marelli Cofap Aftermarket, empresa líder no mercado de reposição do Brasil, conta com mais de 680 códigos de produtos destinados ao segmento de duas rodas, comercializados com as marcas Cofap e Magneti Marelli. Todas as peças possuem as mesmas especificações técnicas dos produtos originais, garantindo, assim, os mais altos níveis de qualidade, desempenho e confiabilidade.
Com a marca Cofap, a tradicional linha de amortecedores conta com 70 códigos que atendem cerca de 90% da frota nacional. Composta por produtos mono tubulares e bi tubulares, são destinados a modelos de baixa à alta cilindrada.
O amortecedor é um dos principais componentes do sistema de suspensão e é responsável por fazer com que os pneus sempre fiquem em contato com o solo, controlando os movimentos de subida e descida das rodas. Com o tempo, no entanto, esse componente sofre desgaste natural de seus componentes internos, o que acaba comprometendo a sua eficiência.
Alguns sinais, como vazamentos ou perda de ação, indicam que é hora de procurar um mecânico de confiança. Caso seja recomendada a troca, a substituição deve ser feita por produtos com qualidade reconhecida. A utilização de uma peça sem ação de amortecimento pode comprometer a dirigibilidade da motocicleta, tornando-a instável e aumentando os riscos de acidentes.
Ainda com a marca Cofap, as linhas de tubo interno e kit de transmissão também não podem ficar de fora das revisões periódicas. Com 45 códigos disponíveis, o tubo interno fica fixado entre a roda e o guidão e deve ser substituído caso apresente desgaste do cromo, risco ou irregularidades no corpo ou empenamento.
Já o kit de transmissão, com 35 códigos em catálogo e cobertura de frota similar à de amortecedores, se destaca no mercado por ser fabricado em aço 1045, pela tolerância no tratamento térmico dos dentes de coroa e pinhão e pela excepcional qualidade da corrente. Tudo isso garante maior durabilidade ao conjunto.
As famílias do segmento de freios para motocicletas Cofap também merecem destaque. O catálogo conta, hoje, com 66 códigos de pastilhas e patins que atendem modelos das montadoras BMW, Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e garantem cobertura de pelo menos 85% da frota e têm conquistado cada vez mais espaço nos distribuidores e lojas de motopeças.
As pastilhas e patins de freio para motos Cofap são homologados de acordo com o parâmetro das peças originais. Vale enfatizar que os patins de freio são fornecidos com as molas, o que facilita o reparo e garante melhor desempenho do produto.
A marca Cofap comercializa, também, cabos de comando e kits coxim da coroa.
Reparação do motor
A marca Magneti Marelli oferece ao mercado de reposição kits de motor (camisa de cilindro, pistão, anéis, pino e travas), kit pistão com anéis, válvulas, bielas, filtro de óleo, sensor de temperatura do motor e velas de ignição.
Este último item é responsável por conduzir a alta voltagem gerada pelas bobinas de ignição para o interior da câmara de combustão, gerando, com isso, a inflamação da mistura de ar/combustível. A utilização das velas com as características adequadas é fundamental para que o consumo de combustível seja mais eficiente – fator importante para quem utiliza as motocicletas como ferramentas de trabalho.
Com as mesmas especificações originais, as velas de ignição estão disponíveis nas versões Standard e Resistivas, que equipam a grande maioria dos modelos de motocicletas em circulação. A linha possui 22 códigos e cobre mais de 80% da frota de motocicletas.
Além das linhas voltadas à reparação do motor, a marca Magneti Marelli possui em seu portfólio baterias convencionas e seladas, bombas de combustível, filtros de ar e de combustível, lâmpadas, reguladores/retificadores, relés e suporte/escova.
Imagem: Magneti Marelli