Offline
Publicidade
Publicidade
Abril, mês da paz no trânsito: a importância das áreas calmas para evitar acidentes
08/04/2024 09:22 em Mobilidade

Atualmente o Brasil enfrenta um desafio em relação à segurança viária, com um crescente aumento do número de óbitos ao longo dos anos. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 4.127 pessoas perderam a vida em 49.734 acidentes registrados entre janeiro e setembro de 2023 A campanha de abril da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) destaca a paz no trânsito, ressaltando a importância das chamadas “áreas calmas” para garantir maior segurança não apenas para pedestres e ciclistas, mas também para todos os usuários das vias públicas.
Buscando incentivar boas práticas e a diminuição desses números, a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, destaca a importância das “áreas calmas” para promover ambientes mais seguros.

O que é uma área calma?
As "áreas calmas" são medidas adotadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outras autoridades de trânsito para melhorar a convivência no trânsito, com o estímulo ao compartilhamento do espaço e a redução do número de acidentes e mortes. Essas áreas são projetadas para desencorajar altas velocidades, priorizar pedestres e ciclistas, além de criar ambientes mais seguros e acolhedores para todos os usuários da via.
Dentre os principais fatores que caracterizam as áreas calmas, destacam-se:

Limites de velocidade reduzidos:
Quanto maior a velocidade de um veículo, menor é o tempo disponível para o motorista reagir a uma situação de emergência e tomar medidas para evitar um acidente. Por esse motivo, as áreas calmas estabelecem limites de velocidade mais baixos, que variam entre 20 e 30 km/h.

Design de ruas:
Em geral, as áreas calmas possuem em seu entorno grande volume de comércio e circulação de pedestres e ciclistas. Para evitar que motoristas circulem em alta velocidade, algumas estratégias são adotadas como a redução do número de faixas de tráfego, inclusão de curvas, lombadas e outras medidas físicas para desacelerar o tráfego e criar um ambiente mais seguro.

Prioridade para pedestres:
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 estabelece que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade, terá prioridade de passagem. Nas áreas calmas, as faixas de pedestres são mais elevadas, para garantir mais proteção. Vale destacar que cada cidade contém um mapa de onde estão localizadas as áreas calmas.

Essas áreas representam iniciativas essenciais para promover mais segurança no trânsito. Com a redução de velocidade e a implementação de medidas de segurança, o objetivo é não apenas evitar acidentes graves, mas também cultivar um ambiente mais pacífico e harmonioso nas ruas.

Imagem: Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!