Offline
Publicidade
Publicidade
Climatempo firma parceria com o Grupo CCR
03/04/2024 09:18 em Mobilidade

O contrato, considerado o maior do País entre uma consultoria de meteorologia e um grupo concessionário de infraestrutura e mobilidade, prevê o monitoramento meteorológico em 17 ativos do Grupo CCR, incluindo rodovias em cinco Estados

Os setores de infraestrutura, transportes e serviços vêm sendo fortemente impactados pelas mudanças climáticas, com efeitos sobre a cadeia logística de empresas e a vida das pessoas. Com o intuito de monitorar seus ativos sob concessão e se antecipar a esses eventos, o Grupo CCR, um dos principais de infraestrutura e mobilidade do Brasil e América Latina, firmou parceria com a Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina.

O acordo, considerado o maior do País entre uma consultoria de meteorologia e um grupo concessionário de infraestrutura e mobilidade, prevê o monitoramento e a produção de boletins e alertas sobre as condições meteorológicas por parte da Climatempo para as regiões onde estão localizados 17 ativos do Grupo CCR. Ao todo, serão monitorados mais de 3,6 mil quilômetros de rodovias em cinco Estados, administrados por 11 concessionárias do Grupo CCR, além das 124 estações de metrô, trens, VLTs e barcas, responsáveis pelo transporte diário de 3 milhões de pessoas.

“Este é um projeto inédito no setor privado, por sua dimensão e abrangência, e coloca a CCR na vanguarda das ações de enfrentamento às ocorrências meteorológicas intensas”, afirma Jéssica Mendes, meteorologista e executiva de contas da Climatempo, ao ressaltar que as previsões meteorológicas e o monitoramento ininterrupto do clima tornaram-se essenciais para nortear as operações do dia a dia das empresas e ajudá-las a se antecipar e minimizar o impacto de eventos severos.

O Grupo CCR contará com uma equipe de meteorologistas da Climatempo monitorando, durante 24 horas por dia e sete dias por semana, as regiões e microrregiões onde estão localizados cada um dos ativos. Serão disponibilizados boletins técnicos diários de previsão meteorológica para as horas seguintes e dias subsequentes. Para isso, serão utilizados modelos meteorológicos avançados e a plataforma SMAC (Sistema de Alerta e Monitoramento da Climatempo), que enviará alertas às áreas de concessão do Grupo CCR sobre condições como queda de raios, chuva forte ou vendaval.

A plataforma da Climatempo prevê as condições do tempo de hora em hora para o período de 72 horas subsequentes, e monitora tempestades e raios em tempo real, entre outras ocorrências de clima severo. “O trabalho dos meteorologistas, aliado às informações do SMAC, auxilia na tomada de decisões rápidas e precisas em favor de operações mais seguras em todos os ativos administrados pelo Grupo CCR”, afirma a meteorologista.

Cada ativo de concessão terá um centro de monitoramento do tempo equipado com um telão, onde serão compartilhadas informações meteorológicas em tempo real, e um gestor do Grupo CCR será responsável pelo recebimento de alertas e pelas tomadas de decisão.

Imagem: Sandro Brandt, gerente de crises da CCR, Jéssica Mendes, meteorologista e executiva de contas da Climatempo, Thiago Aires, meteorologista e coordenador da Climatempo, Miguel Day, diretor de crises da CCR e Hernando Barbosa da Silva, do comitê de crise/gestão corporativa da CCR - Divulgação CCR (uol)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!