Offline
Publicidade
Publicidade
Continental celebra 120 anos de atuação na reforma de pneus de caminhões e ônibus
15/03/2024 08:42 em Mercado

Desde 1903, a Continental vem estabelecendo padrões para uma maior sustentabilidade por meio da recapagem de pneus de caminhões e ônibus, um processo que teve início há 120 anos, quando a empresa implantou em Seelze, na região de Hanover, uma planta para ralizar o processamento e a reciclagem de borracha velha.aquela época, entre nove e 13 toneladas de borracha usada eram processadas todos os dias, o equivalente ao peso médio de cerca de oito carros. A Continental lançava assim as bases para um negócio circular e sustentável. Hoje, a fabricante de tecnologia alemã recapa anualmente mais de um milhão de unidades em todo o mundo.

A Continental estabeleceu outro marco importante na reforma de pneus de caminhões em 2013, quando inaugurou a fábrica ContiLifeCycle, no distrito de Stöcken, na Alemanha. A característica peculiar desta planta é a sua combinação integrada de uma fábrica de recapagem com uma fábrica de reciclagem.

As atividades de recapagem são um exemplo das soluções inteligentes de economia circular. O meio ambiente se beneficia, pois o uso de recursos valiosos como petróleo bruto, borracha natural e água pode ser significativamente reduzido. Além disso, o processo ajuda a economizar emissões de CO2, pois requer até 70% menos energia em comparação com a produção de um pneu novo. O fato de uma grande proporção da carcaça poder ser reutilizada contribui para a eficiência de custos.

Como estratégia para avançar em tecnologias inovadoras, produtos e serviços sustentáveis para pneus em fim de sua vida útil, a Continental também aposta na decomposição térmica. O objetivo é recuperar 60% dos materiais usados na construção de pneus usados até 2050, no máximo.

Imagem: Divulgação Continental

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!