Alinhada com sua visão global "Ambition 2030", baseada nos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa (ESG), a Nissan realiza diferentes ações em nível regional que contribuem para o meio ambiente e para a sociedade, além de promover a diversidade, equidade e inclusão. "Contribuir para um mundo mais limpo, seguro e inclusivo", representa a missão global de sustentabilidade da fabricante japonesa de automóveis em curto e longo prazo.
Como parte do evento Nissan People Week e reforçando seu compromisso com os direitos humanos, a educação e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, a fabricante realizou uma ação de voluntariado regional para causar um impacto positivo junto a crianças e adolescentes.
Na Argentina, Chile e Peru, os colaboradores da Nissan fizeram uma coleta de material escolar que se juntam àqueles doados pela empresa. Os materiais serão entregues nos Espaços de Cuidados Diários, da ONG Aldeias Infantis SOS. Presente em mais de 20 países da América Latina e Caribe, esta organização sem fins lucrativos busca favorecer o desenvolvimento de meninos, meninas, adolescentes e jovens em torno de um ambiente familiar protetor.
No Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Resende, no Sul do estado do Rio de Janeiro, a Nissan fará uma arrecadação interna de livros de histórias infantis com o objetivo de promover a educação e o hábito da leitura junto a crianças e adolescentes da região do entorno do Complexo Industrial da Nissan.
Recentemente, a Nissan Motor Corporation foi mais uma vez reconhecida por sua liderança em sustentabilidade corporativa pela CDP, uma organização não governamental global com foco em meio ambiente. As ações empreendidas pela Nissan e a transparência nos dados que a empresa divulga sobre segurança hídrica permitiram que a empresa fosse reconhecida na prestigiosa "A List" da CDP, por cinco anos seguidos. A montadora japonesa também obteve a "Classificação A" para mudanças climáticas, o que corresponde a um nível de liderança na categoria, por 11 anos consecutivos.
A diversidade como motor de mudança
Guiada por seu propósito corporativo de impulsar a inovação para enriquecer a vida das pessoas, a Nissan conta com diferentes parcerias estratégicas e iniciativas para contribuir para um mundo mais sustentável. Entendendo que a mudança começa do lado de dentro, a alguns dos significativos passos dados pela fabricante japonesa nos últimos anos são:
Globalmente, a Nissan aderiu aos "Princípios de Empoderamento das Mulheres" (WEPs, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso da América do Sul, a marca foi a primeira montadora de automóveis a fazer sua adesão em escopo regional, com o objetivo de continuar desenvolvendo e implementando medidas que promovam a integração e igualdade de gênero no ambiente e no mercado de trabalho, além de toda a comunidade.
Com o firme compromisso de promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde toda pessoa possa se sentir plena, valorizada e orgulhosa de ser parte da empresa, a Nissan firmou parceria com a organização Pride Connection na Argentina, Chile, Peru e México. Esta organização conta com uma rede de empresas comprometidas com a diversidade e que buscam ampliar suas redes de contatos para compartilhar, fortalecer e fomentar melhores práticas para a inclusão da comunidade LGBTIQ+ no ambiente de trabalho.
No Brasil, a Nissan Brasil firmou parceria com o Instituto de Identidades do Brasil (IDBR) para acelerar a promoção da igualdade racial. São trabalhados planos em conjunto com diferentes focos para enriquecer a cultura corporativa e impactar a sociedade de maneira positiva.
Imagem: Divulgação Nissan