A estabilidade do veículo está diretamente associada à segurança no trânsito. Por isso, é importante que o motorista não deixe de fazer a manutenção preventiva de seu automóvel, especialmente, de alguns componentes, fundamentais para garantia da estabilidade do veículo. Peças que quando avariadas podem ocasionar acidentes. “A estabilidade e dirigibilidade do veículo estão ligadas a diversos componentes, entre eles, do sistema de suspensão e direção, conjunto de peças essenciais para trafegar com segurança, bem como pneus em bom estado de conservação e calibrados”, comenta Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
De acordo com o profissional, há alguns indícios que podem sugerir problemas na estabilidade do carro, como dificuldade de fazer curvas e de manter o veículo em linha reta, ruido de pneu arrastando em curvas de baixa velocidade e excesso de derrapagens, principalmente em curvas. “Amortecedores danificados e bandejas com buchas de borracha deterioradas ou com folgas na fixação podem ser a causa da instabilidade do automóvel”, afirma.
Para o motorista conhecer um pouco mais sobre algumas peças que asseguram a estabilidade do veículo, Leite aponta, entre elas, itens do sistema de suspensão, como amortecedores, responsáveis pelo amortecimento do impacto entre o carro e as vias; molas, que também absorvem irregularidades do solo; bandeja, que funciona como suporte, ligando as rodas do veículo ao chassi (ou ao monobloco); barra estabilizadora, que auxilia na limitação do movimento lateral do carro; e terminais de direção que conectam a caixa de direção a a manga de eixo, além claro, da geometria da direção.
Imagem: Divulgação Nakata