O Instituto Combustível Legal (ICL), através da lei do perdimento, participou, nesta quarta-feira (20), da doação de 1.294.600 mil litros de combustível ao Estado do Rio, no QG da Polícia Militar.
O combustível, que em valores atuais custaria cerca de R$ 6 milhões, será destinado à Polícia Militar e ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro. Essa quantidade de combustível é capaz de abastecer toda a frota da PM do estado do Rio por um mês.
O combustível com fraudes fiscais é proveniente de apreensões realizadas pelos órgãos de fiscalização do estado que participam da operação FOCO Divisas e ficou armazenado em associadas do ICL.
O instituto promove iniciativas com os setores público e privado para combater o comércio irregular e contribuir para a promoção de um ambiente de concorrência legal, que se traduz em benefícios para toda a sociedade. Uma das principais bandeiras do ICL é colaborar com a assertividade das fiscalizações, e por isso, o instituto auxilia no acautelamento dos combustíveis apreendidos pela Operação FOCO, e depois promove a entrega dos produtos doados pela SEFAZ.
O presidente do ICL, Emerson Kapaz, reforça a importância de o produto, cuja apreensão é fruto de operações contra o comércio irregular, ser destinado aos órgãos de fiscalização. “Um dos trabalhos que o ICL faz desde a sua fundação é buscar estratégias e parcerias que garantam um mercado de combustíveis mais ético. A entrega do combustível apreendido para ser utilizado pelos órgãos públicos é uma estratégia excelente, pois garante que o produto volte ao mercado para ser utilizado em fiscalizações”, afirma.
Kapaz destaca ainda que o Instituto Combustível Legal trabalha com o objetivo de colaborar com o poder público e privado para garantir a redução do comércio irregular no setor: “Fazemos parceria com órgãos públicos para dar mais agilidade nas forças tarefas permanentes de fiscalização para serem posteriormente utilizados pelo Estado”, afirma o presidente do ICL.
O evento contou com representantes das secretarias de Fazenda e Segurança Pública, além do presidente do ICL, Emerson Kapaz e de representantes das distribuidoras associadas.
Imagem: Divulgação ICL