O kit de relação da motocicleta ou kit de transmissão, composto por coroa, correia e pinhão, é responsável por levar a potência do motor à roda traseira e, por isso, fundamental não só para o desempenho, mas para a pilotagem com segurança. “Deve ser feita manutenção periodicamente no kit de transmissão, que deve estar além de checado, limpo e lubrificado”, comenta Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes de suspensão, explicando que diversas situações no dia a dia prejudicam a lubrificação, como a poeira, que pode tornar o lubrificante uma graxa abrasiva ou a chuva, que pode removê-lo.
Segundo Leite, a durabilidade do kit de transmissão vai depender da qualidade das peças, estilo de pilotagem e condições de vias, limpeza, lubrificação e problemas relacionados a outros componentes e regulagem. Mas, alguns há indícios que apontam o momento de que está chegando a hora da troca dessas peças, entre eles, desgaste nos dentes do pinhão e da coroa, corrente frouxa ou escapando e ruídos e trancos durante a condução. “Quanto maior o desgaste dos dentes da coroa, pinhão e pinos centrais de cada gomo, maior será a folga da corrente”, alerta.
A Nakata conta com portfólio diversificado de motopeças componentes para sistemas de suspensão, transmissão e freios que atende modelos de motos de todas cilindradas que atende 80% da frota circulante.
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Imagem: Divulgação Niterra