A Renault do Brasil conquistou o prêmio TOP de sustentabilidade ESG 2023, promovido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e consultoria Russell Bedford International. A premiação, que está em sua 25ª edição, reconhece empresas de diferentes segmentos pela execução da Política de Responsabilidade Socioambiental e a aplicação das dimensões ESG.
A estratégia de sustentabilidade da Renault estabelece um roadmap operacional para contribuir na transformação da empresa ao acelerar a transição ecológica, fortalecer a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho e atuar em favor da inclusão social.
“Para nós da Renault do Brasil é uma grande conquista receber o prêmio TOP de sustentabilidade ESG 2023. Este é um reconhecimento de um trabalho iniciado há mais de 20 anos e que faz parte da nossa estratégia de negócios, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação na Renault no Brasil.
Por meio do Comitê de Sustentabilidade da Renault do Brasil, que reúne os membros do comitê de direção e áreas especialistas para a definição das prioridades e ambições para um desenvolvimento sustentável, a marca assegura que os conceitos ESG estejam no centro da construção da estratégia de negócios.
“A base da cultura ESG precisa estar inserida nos valores da empresa, e ser responsável faz parte dos valores da marca Renault, por isso os temas ESG estão presentes em nosso relacionamento com os diferentes stakeholders, como colaboradores, comunidade, fornecedores, imprensa, concessionários, instituições, organizações não governamentais e clientes”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
E - Meio ambiente
No eixo meio ambiente o Renault Group tem metas claras para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo. No Brasil várias ações já estão em curso e trazendo resultados.
O complexo industrial Ayrton Senna, localizado no Paraná, tem 40% da sua área de mata Atlântica preservada e desde 2016 é Aterro Zero, ou seja, todos os resíduos do processo produtivo são corretamente destinados. Em 2022, mais de 47 mil toneladas de resíduos foram reprocessadas.
No mês de julho, a Renault deu um importante passo para evoluir ainda mais com a estratégia de gestão energética, se tornando autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica. A Renault é a primeira montadora do Brasil a utilizar este tipo de sistema como a principal fonte de energia elétrica e até o final do ano, 100% da energia elétrica que abastece as fábricas de veículos da Renault, será de fonte fotovoltaica.
Além disso, a marca identifica continuamente oportunidades para reduzir o consumo de energia elétrica. Em 2022, por exemplo, a Renault do Brasil reduziu em -11% o consumo de energia elétrica para a produção dos veículos comerciais leves, em relação à 2021.
S - Social
No aspecto social, nos últimos 12 anos o Instituto Renault já beneficiou mais de 865 mil pessoas em ações que promovem a inclusão e a segurança no trânsito.
Parceira do Instituto Renault há mais de 20 anos, a Associação Borda Viva atua por meio do empreendedorismo social, adotando como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas e também contribuir para o desenvolvimento da região da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil. Em 20 anos, os projetos da Associação Borda Viva voltados para a segurança alimentar e a casa da costura transformaram a vida da comunidade e beneficiaram mais de 100 mil crianças, jovens e adultos.
Também parte do eixo Inclusão, em 2019 foi criado o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. No total, os programas já concluíram 10 turmas, alcançando 416 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda.
A Renault também atua para fomentar a adoção de ações ESG por meio de sua rede de concessionárias. Em 2022 a marca lançou a Cartilha Renault de Diversidade e Inclusão para colaboradores e rede de concessionários, contendo dicas práticas para promover a inclusão no dia a dia no ambiente de trabalho e com os clientes.
O prêmio ESG Renault, que já está em sua terceira edição, estimula a implementação da gestão dos aspectos ESG em toda a rede de concessionárias Renault. Em 2022 o prêmio registrou um aumento de participação de +57%, com mais de 1.100 ações implementadas em todo o Brasil, ampliando o alcance dos impactos positivos gerados pela marca. No ano de 2023 as ações ESG realizadas pelos concessionários já somam mais de 1.380 iniciativas inscritas e validadas.
G - Governança
No eixo governança destaca-se a transparência na publicação das informações, por meio do Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil. A edição 2022 está disponível para acesso clicando aqui.
Imagem: Divulgação Renault