A Cummins Brasil, líder em tecnologia de energia, e a Packwind Renewable Energy, empresa nascida no “cluster” tecnológico de São José dos Campos – SP e especialista na estruturação de projetos de energia renovável, assinaram termo de cooperação em outubro de 2023, em Guarulhos (SP), com o objetivo de ampliar as ações voltadas em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e de mercados de sistemas híbridos de geração, armazenamento e distribuição de energia elétrica de fontes predominantemente renováveis.
O documento foi assinado na presença de Rafael Torres, diretor executivo de engenharia da Cummins Latam; Christos Skylodimos, diretor de engenharia de motores da Cummins; Suellen Gaeta, gerente executiva de conformidade do produto da Cummins e José Henrique Lazzarini, supervisor sênior de engenharia da Cummins; além dos executivos da Packwind, Altair Carvalho da Silva, Daniel Gil Monteiro de Faria e Ricardo W. Roquetti, sócios investidores e Luis Afonso D. Pasquotto, conselheiro.
O novo acordo integra e contribui com a estratégia da Cummins, Destino ao Zero, para atingir emissão zero ao reduzir gases de efeito estufa (GEE) e promover a transição para a descarbonização, buscando reduzir a emissão dos motores de combustão interna com investimentos em novas tecnologias disruptivas, incluindo soluções para as indústrias como um todo.
“A mudança climática é a crise existencial de nosso tempo e essa colaboração entre a Cummins e a Packwind acelera nossa capacidade de lidar com ela. A Cummins está posicionada para ajudar nossos clientes a fazer uma transição bem sucedida para soluções descarbonizadas economicamente viáveis. Acreditamos firmemente que esta colaboração é um passo significativo no desenvolvimento de soluções inovadoras de energia renováveis nacional”, reforça Suellen Gaeta, gerente executiva de conformidade do produto da Cummins.
Foto: Divulgação Cummins