Vulcões, cânions, piscinas naturais, gêiseres. Com uma enorme diversidade de atrações para desbravar e cenários de tirar o fôlego, o deserto do Atacama, no Chile, tem atraído viajantes do mundo todo, desde mochileiros, fotógrafos e turistas, até astrônomos e pesquisadores. Mas ainda é pouco lembrado para viagens de incentivo.
Não deveria ser assim. Afinal, a dobradinha destino surpreendente com experiências inesquecíveis é imbatível quando se trata de uma viagem de incentivo.
“Além das incríveis belezas naturais e da hospitalidade do povo chileno, o Atacama oferece variedade gastronômica, com muitos restaurantes que têm, inclusive, shows ao vivo”, conta Silvio Sallowicz, CEO da Somos Duo & Ecco, empresa especializada em eventos e viagens de incentivo. “Imagine curtir a noite em um dos locais com o céu mais estrelado do planeta? Esse é apenas um dos exemplos para mostrar a dimensão do que pode ser o destino quando a ideia é criar uma coleção de lembranças memoráveis”, completa.
Como chegar
San Pedro do Atacama, que parece uma cidadezinha cenográfica com ruas de chão batido e casinhas bem simples, é a base para se visitar o Deserto do Atacama. Ela fica a cerca de 1.600 km de Santiago do Chile, capital do país. Não há aeroporto em San Pedro de Atacama; o mais próximo é o de Calama, a 100km, sendo que existem vôos diários de Santiago para Calama. Dali, é possível chegar a San Pedro de Atacama de carro, em trajeto que dura em torno de uma hora.
Atrações imperdíveis
Vale da Lua
Com suas paisagens lunares de rochas e areia esculpidas pelo vento e pela água ao longo de milênios, é fácil entender porque muitos acham que estão caminhando na lua. A visita ao pôr do sol é particularmente mágica, com tons dourados sobre as formações rochosas.
Complexo Laguna Cejar
Situado a 2.300 metros acima do nível do mar, o complexo é composto por três lindas lagunas, onde é possível flutuar na superfície, já que a água possui alta concentração de sal, o que faz a pessoa boiar com extrema facilidade.
Ojos Del Salar
Imagine se deparar com olhos azuis brilhantes no meio do deserto. Os Ojos Del Salar são dois lagos de água doce com formato circular e origem desconhecida – existem inúmeras teorias sobre isso, como busca por petróleo, queda de meteoritos e a hipótese de formação natural. Mais ao sul está a lagoa Tebinquinche, que é um dos points favoritos dos turistas para contemplar os flamingos.
Vale do Arco-Íris
Este é um tour geológico que fica a 62km do centro de San Pedro de Atacama. O vale ganhou esse nome porque é formado por diferentes minerais de colorações distintas, então, caminhando pelo local, é possível visualizar cores esverdeadas, avermelhadas, alaranjadas, amareladas etc. É um lugar bem interessante para quem gosta de minerologia ou geologia e não reúne grande movimento de turistas.
Tour Astronômico
O Atacama é mundialmente conhecido como o melhor lugar no planeta para se observar o céu e, por isso, este tour é imperdível. Tudo acontece a poucos quilômetros do centro de San Pedro de Atacama. Funciona assim: o astrônomo escolhe um ponto sem a interferência da luz artificial da cidade. Ali, então, é montado o telescópio e um guia dá explicações sendo que, para finalizar, são servidos uma bebida quente e alguns snacks.
Onde Comer
Restaurante Baltinache (@baltinache_restaurant)
Quem busca comer algo diferente, esse é "o lugar". Oferece culinária de fusão indígena, destacando ingredientes locais. O cardápio é baseado na disponibilidade sazonal, o que garante pratos frescos e criativos com ênfase em sabores autênticos do Atacama.
Restaurante Las Delicias de Carmen (@lasdeliciasdecarmen.cl)
O nome homenageia a chef proprietária Carmen e o cardápio traz a autêntica culinária chilena em um ambiente bem simples, com mesinhas de panos coloridos e música suave ao fundo.
Restaurante Ckunna (@ckunnarestaurante)
É um dos restaurantes mais elogiados da região, tem um ambiente bonito, com jardim e uma fogueira, que é acesa nas noites frias. O cardápio é baseado na comida típica chilena e reúne massas, risotos, peixes e carnes.
La Casona (@lacasona.sanpedrodeatacama)
Oferece um ambiente convidativo com paredes brancas, detalhes azuis e um terraço com lareira e música ao vivo. O menu é variado e tem um pouquinho de tudo-sanduíches, carnes, pastéis, saladas, peixes e camarões.
Quando ir?
O Atacama é um destino turístico que pode ser visitado o ano todo. Isso porque praticamente não chove na região, e o máximo que pode acontecer é o viajante enfrentar baixas temperaturas em alguns períodos do ano. Porém, nada que interfira na contemplação das belezas naturais e no sucesso da viagem.
Foto: Divulgação