A CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo deu início a um trabalho de modernização do esporte no Brasil, com a realização de um workshop para revisão e atualização do CDA, Código Desportivo Automobilismo Brasileiro. Realizado em São Paulo sob a coordenação de Sérgio Berti, professor de escolas de pilotagem, contou com a participação de pilotos representantes das competições nacionais de promotores de corridas.
O objetivo é a modernização de regulamentos esportivos e de todas as categorias para manter o Brasil absolutamente atualizado com o avanço internacional. Pela amplitude dos capítulos que compõem o Código, no primeiro workshop o grupo participante definiu a proposta sobre as ultrapassagens em corridas, um dos temas mais delicados e importantes. E, na próxima reunião, o capítulo abordará as largadas e, periodicamente, serão analisados os demais itens envolvidos nas corridas.
Sérgio Berti é apaixonado por automobilismo e desde a juventude desejou ser piloto, mas não realizou seu sonho pela falta de recursos financeiros, até ser recebido de braços abertos pelo esporte como bandeirinha. Por dirigir muito bem e ter comportamento elegante, conhecer muito bem o esporte e comunicar-se de maneira gentil e eficiente, tornou-se professor de pilotagem e formou vários pilotos em três escolas que existem em São Paulo, contribuindo para revelar alguns campeões.
Pela grande experiência adquirida ao longo desses anos e pela reconhecida competência, foi convidado pelo novo presidente da CBA, Giovanni Guerra, para o trabalho de modernizar e atualizar os regulamentos do automobilismo brasileiro, além de criar protocolos e procedimentos para oficiais de competição, mantendo as raízes do automobilismo brasileiro.
Com o entusiasmo que o identifica considerou que o CDA recebeu as atualizações necessárias no capítulo sobre ultrapassagens e após aprovação do Conselho Técnico Desportivo Nacional, será incluído no código que é considerado a bíblia das corridas inspirada no Código Desportivo Internacional da FIA.
Sérgio lembra que o CDA sempre recebe atualizações, mas a última grande atualização foi feita em 2010 e 2011 e que o trabalho realizado durante o workshop foi feito com muito cuidado para atualização dos preceitos da FIA, o que contribuirá para manter a favorável fase de prestígio adquirido pelo Brasil, sendo um programa que deverá ser muito bem recebido pela FIA.
Durante o workshop os participantes aprovaram a ideia de modernizar o automobilismo, com a atualização da redação de todos os itens para que possa ser interpretado corretamente para evitar erros, especialmente com a velocidade da evolução dos carros e de todas as tecnologias que surgem de forma muito rápida, exigindo também maior compreensão e pronta aplicação.
Segundo Sérgio, a velocidade da modernização e da introdução de novas tecnologias nos veículos, exige a contínua atualização do regulamento e do código desportivo. No início de agosto, procurou reunir o maior número de profissionais experientes no automobilismo por entender que as pessoas que regem o esporte podem contribuir para a correta interpretação dos artigos dos códigos nacionais e internacionais.
Todos consideram que a modernização dos regulamentos vai garantir que as corridas no nosso País fiquem sempre atualizadas em relação às disputas internacionais.
Sérgio Berti informou que as leis dos códigos são muito amplas e, por isso, o grupo optou pela prioridade de atualização dos mais importantes temas das corridas que são as ultrapassagens e as largadas. E que as provas têm uma ampla série de itens que também necessitam de constante modernização, como os serviços técnicos, o comportamento dos integrantes das equipes nos boxes e o respeito às regras gerais de corridas, principalmente em segurança.
Sérgio comentou que as ocorrências que mais ocorrem durante as provas que demandam intervenção dos comissários e mesmo a entrada do safety car ou de veículos de resgate acontecem principalmente nas largadas e ultrapassagens.
Segundo ele, por conta da evolução tecnológica, hoje é possível observar melhor todas as ocorrências, disputas, acidentes e incidentes que acontecem ao longo da corrida, o que não era possível no passado. Isso permite e exige que os comissários observem todos esses episódios, analisem e possam agir com a maior brevidade possível.
Câmeras onboard, telemetria e câmeras de vídeo, tornaram o trabalho do comissário mais completo, mas ao mesmo tempo, complexo por todas as novas informações que estão à disposição. Com essa tecnologia é possível saber, por exemplo, pela telemetria, em uma colisão se um dos pilotos envolvidos freou antes da hora ou mesmo se houve algum problema mecânico que determinou tal comportamento.
Com todas essas novas informações disponíveis, o mercado se tornou mais exigente. Os pilotos e equipes pedem, com muito mais frequência, a análise das ocorrências de prova e os comissários precisam estar prontos para responder e agir rapidamente, com a máxima transparência e assertividade.
Essa evolução já está sendo benéfica e vantajosa para todos, principalmente os pilotos e o público que pode desfrutar de espetáculos cada vez mais emocionantes e equilibrados.
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