A Yamaha Motor Co., Ltd. anunciou hoje que adotou resina reforçada com nanofibra de celulose derivada de planta (CNF) na produção de peças em seus modelos 2024 de jets (motos aquáticas) e barcos esportivos WaveRunner. Este é o primeiro caso mundial de produção em massa de peças para veículos que utilizam este material.
A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 da Empresa e a venda dos modelos que utilizam essa tecnologia já começaram inicialmente na América do Norte.
A peça de resina reforçada CNF que será produzida em série pela Yamaha, é a capa utilizada junto ao cabeçote de alguns motores, e foi desenvolvida em colaboração com a Nippon Paper Industries Co., Ltd., sediada em Tóquio.
A Yamaha Motor Co. também está analisando a maior utilização de diversas fibras de celulose, não só em produtos náuticos, mas também em motocicletas e em uma vasta gama de outros produtos da marca no futuro.
A resina reforçada com CNF é um novo material de alta resistência fabricado amassando e dispersando o CNF, um material de biomassa feito de recursos de madeira, em resinas como o polipropileno. Além de ser mais de 25% mais leve que os materiais resinosos existentes, também possui excelente reciclabilidade de material, levando à redução da quantidade de plásticos utilizados e das emissões de gases de efeito estufa, principalmente CO2.
Em linha com o novo Plano de Gestão de Médio Prazo (2022–2024) anunciado em fevereiro de 2022, a Yamaha Motor está a reforçar os seus esforços em prol da sustentabilidade, procurando contribuir para a criação de um mundo mais sustentável. No futuro, para acelerar as iniciativas de compensação de carbono necessárias para atingir os seus objetivos, a Empresa continuará a promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a sustentabilidade.
Características da tampa do motor em resina CNF
- Antecipando o uso no ambiente hostil da água do mar e do calor, obtém resistência e outras propriedades do material iguais ou superiores às dos materiais já existentes.
- É 25% mais leve que os materiais existentes. Além disso, o novo design reduz ainda mais o desperdício, reduzindo a quantidade de resina utilizada, contribuindo portanto para a redução geral do peso.
Novo Motor HO
- O material é altamente reciclável e pode ser usado repetidamente para reduzir a quantidade de plástico utilizado, permitindo a reduções nas emissões de gases de efeito estufa.
- O design da atual tampa do motor foi renovado, expressando não apenas força, mas também inovação e considerações ambientais. Reminiscente de uma barra de torre de suporte, este conceito de barra transversal tem um layout que mostra o motor de uma forma mais dinâmica e atraente.
- Novo motor aspirado de alto rendimento (motor HO) foi totalmente redesenhado pela primeira vez em 15 anos, e teve sua cilindrada aumentada para 1,9L, atingindo o rendimento mais alto para um motor aspirado destinado a propulsão a jato de água
Inicialmente, o novo motor HO será empregado empregrado nos seguintes produtos
Linha WaveRunner modelo 2024
- A linha inclui 20 modelos em cinco séries: Luxury, Performance, Recreation, Rec Lite e Freestyle
- O novo motor HO é empregado em cinco modelos em três séries: Luxo, Desempenho e Recreação
Linha de barcos esportivos modelo 2024
- A linha inclui 30 modelos em seis séries: 19 pés, 22 pés, 25 pés, 27 pés, Wake e console central
- O novo motor HO é empregado em 17 modelos em cinco séries: 19 pés, 22 pés, 25 pés, Wake e console central
Foto: Divulgação Yamaha