Mais de 500 estudantes universitários de diversos estados do Brasil e países das Américas chegaram ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (29 de agosto) para a Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. Os treinos começam amanhã e são esperadas 39 equipes no Armazém 5 do Píer Mauá até sexta-feira, 1 de setembro.
As equipes do Paraná – Pato a Jato da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – e de Minas Gerais - Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)- chegam como favoritas desse ano. Na edição de 2022, a Pato a Jato se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol. E a equipe Milhagem conquistou o primeiro lugar na categoria de Bateria Elétrica, com uma eficiência energética de 312 km/kWh.
A novidade dessa edição vem com a estreia de uma nova categoria: hidrogênio. Duas equipes - Capitán Victor Ustariz (Bolívia) e Hydro Dzec (México) - construíram protótipos de veículos com tecnologia para produzir, armazenar e utilizar hidrogênio como fonte de energia. Nas últimas edições da Shell Eco-Marathon no exterior, houve crescente interesse na utilização do hidrogênio como combustível devido ao seu potencial para transporte com emissão zero. Globalmente, cerca de 10% das equipes utilizam veículos movidos a células de combustível de hidrogênio, mostrando a tendência para o desenvolvimento de veículos mais eficientes para o futuro.
Foto: Fernando Souza - Divulgação Shell Eco Marathon