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Pesquisa revela que 48% dos participantes de consórcios escolhe modalidade para adquirir automóveis e motocicletas
29/08/2023 03:33 em Mercado

O consórcio é uma das modalidades de compra mais utilizadas pelos brasileiros para aquisição de bens de alto valor. A SoluCX, líder em pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, realizou um estudo para entender a experiência do brasileiro com a modalidade. O segmento imobiliário liderou a participação dos consorciados, sendo o objetivo de 40,5% dos participantes. Outros 29,8% citaram a aquisição de automóveis e 18,3% as motocicletas. Ou seja, 48,1% participaram ou participam de consórcio para adquirir um veículo de transporte.
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o segmento de consórcio apresentou seu melhor desempenho da história no primeiro semestre de 2023, com negócios que atingiram mais de R$ 144 bilhões em créditos comercializados, 20,4% acima do registrado no mesmo período de 2022.
Porém, a pesquisa aponta que ainda falta maturidade e conhecimento sobre o tema. Analisando os resultados, 43% dos respondentes sequer conhecem um grupo de consórcios. Já 50% afirmam ter um nível de conhecimento baixo ou muito baixo sobre o assunto. A falta de entendimento também foi a terceira resposta dada pelos consumidores quando questionados sobre o principal motivo que os impediria de participar de um consórcio.

Experiências anteriores e tempo de espera
O estudo também concluiu que a prática é ou já foi utilizada por mais de 23% dos consumidores brasileiros. A pesquisa mostrou que 65% das pessoas que participaram de consórcios tiveram experiências positivas, porém, há espaço para melhorias. Quando os respondentes foram questionados sobre pontos específicos da jornada como a transparência, os sistemas de acesso à informação e o suporte ao cliente, o resultado variou entre “bom” e “regular”.
O levantamento da SoluCX revelou o maior impeditivo para os consumidores brasileiros passarem a utilizar os consórcios: o tempo de espera para ser contemplado, representando 30% das respostas. Já as taxas administrativas elevadas ficam em segundo lugar, com 21%.
Os respondentes também foram questionados sobre o tempo de espera ideal para contemplação nas três principais categorias de consórcios. Nos imobiliários, 50% dos consumidores acredita que em até 2 anos é o prazo ideal para contemplação. Já no de veículos, 38% afirmam que de 6 meses a 1 ano é o prazo ideal. Por fim, no consórcio de serviços, 59% acredita que o prazo ideal é de até 1 ano.
O material revelou outros detalhes sobre a experiência do brasileiro com consórcios. O levantamento ouviu 2.414 opiniões, entre os dias 12 e 17 de junho.
 
Foto: Reprodução

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