A natureza demonstra uma perfeição notável na resolução de desafios, e a MAHLE aproveitou essas vantagens para dar um salto tecnológico ao criar uma nova placa de refrigeração de bateria. Inspirados pela natureza, os engenheiros do grupo MAHLE desenvolveram uma estrutura biônica (ou seja: uma estrutura inspirada na funcionalidade da natureza) para os canais de refrigeração, permitindo que o fluido refrigerante flua de maneira diferente. Essa abordagem resultou em melhorias significativas no desempenho termodinâmico, assim como nas propriedades estruturais e mecânicas da placa. Como resultado dessas inovações, a empresa alcançou um aumento de 10% no desempenho de refrigeração e uma redução de 20% na perda de pressão.
A bateria pode agora ser mantida de forma uniforme dentro da faixa de temperatura necessária, otimizando o desempenho do equipamento de forma mais eficiente, acelerando o tempo de carregamento e prolongando a sua vida útil. Além desse avanço, a empresa conseguiu reduzir a quantidade de material usado na placa em até 15%, resultando em uma economia de 15% nas emissões de CO2. A primeira apresentação pública da nova placa biônica de refrigeração de bateria ocorrerá durante a tradicional feira IAA Mobility, programada para acontecer de 4 a 10 de setembro, em Munique.
"Com a introdução da nossa nova placa de refrigeração de bateria, estamos deixando de lado as geometrias técnicas convencionais e, em vez disso, estamos adotando estruturas naturais, como a forma do coral – o que tem um efeito excepcional em nossa tecnologia de refrigeração e traz consideráveis vantagens em termos de estabilidade estrutural", afirmou o Dr. Uli Christian Blessing, Chefe do Desenvolvimento Global de Gerenciamento Térmico da MAHLE.
As baterias de íon de lítio são muito sensíveis à temperatura. A temperatura da célula não deve exceder 40º C por longos períodos, mesmo em condições extremas, como no carregamento rápido. Ao mesmo tempo, a distribuição de temperatura em todas as células deve ser o mais uniforme possível. As baterias geralmente são refrigeradas por placas de fluxo contínuo.
No mais recente desenvolvimento da MAHLE, a taxa de fluxo do refrigerante é controlada de acordo com a demanda, especialmente no caso de pequenas diferenças de temperatura, entre as células da bateria e o fluído refrigerante. A transferência de calor é melhorada por taxas de fluxo mais lentas. A placa de refrigeração permite redução significativa nas temperaturas de pico, inclusive, reduzindo em até 50%. Dessa forma, a MAHLE contribui significativamente para a vida útil e desempenho da bateria.
A estrutura biônica também oferece vantagens em seu design. O formato mais rígido permite o uso da placa de refrigeração da bateria com espessuras de material menores para melhorar ainda mais a sua eficiência. Visando a sustentabilidade, a MAHLE prioriza novos processos de fabricação com a utilização de menos energia e materiais.
A empresa vem desenvolvendo, há mais de uma década, sistemas de refrigeração de baterias de íon de lítio, abrangendo carros pequenos até veículos comerciais grandes, tornando-se uma das pioneiras nesse campo de tecnologia.
MAHLE na IAA Mobility 2023
O estande da MAHLE no IAA pode ser encontrado no centro de exposições Messe Munich (Summit) no Hall A2. Além disso, o grupo MAHLE apresentará seu novo sistema automatizado para carregamento sem fio, o qual foi desenvolvido em colaboração com a Siemens, na Área de Testes no Hall C2.
A MAHLE exibe também como a inteligência artificial pode elevar o conforto interior de um veículo a um novo nível no futuro. Além disso, com o E-HEALTH Charge, a MAHLE apresenta como a bateria de íon de lítio sensível pode ser avaliada de forma ideal na oficina e carregada ao mesmo tempo.
Foto: Divulgação Mahle