Offline
Publicidade
Publicidade
Algoritmo para uma mobilidade mais verde pode trazer até 8% a mais de autonomia na condução
21/08/2023 09:13 em Tecnologia

Os sistemas avançados de assistência ao motorista como o controle de cruzeiro adaptativo, podem não apenas tornar a direção mais confortável, mas também permitir economia de energia e aumento da autonomia elétrica por meio de estratégias de condução mais eficientes. A ZF desenvolveu um (ACC) Controle de Cruzeiro Adaptativo preditivo, o ZF Eco Control 4 ACC, que permite até 8% mais de economia e autonomia.  Um componente central do ACC é um algoritmo de otimização MPC Modelo de Controle Preditivo da Embotech. Em particular, ele avalia em tempo real as informações do mapa, como níveis e curvas em subidas e descidas, além de informações sobre os pontos de operação ideais do trem-de-força.
Testes de campo bem-sucedidos da ZF mostraram que o Eco Control 4 ACC pode atingir um ganho de autonomia de até 8% no tráfego do mundo real. Como função adicional para ACCs de série, pode ser usado tanto em carros de passeio como em veículos comerciais, independentemente do tipo de trem-de-força. “O Eco Control 4 ACC é um desenvolvimento inovador que nos aproxima significativamente das emissões Visão Zero”, disse Uwe Class, vice-presidente de Desenvolvimento de Sistemas Avançados da ZF. “Acima de tudo, esta solução é prática para o uso diário e disponível para produção em série”.
Alexander Domahidi, CTO e cofundador da Embotech acrescentou: “O Eco Control 4 ACC é um divisor de águas nas reduções de emissões de CO2. O potencial de economia de até 8% com "apenas um pedaço de código" é um passo gigantesco para revolucionar a mobilidade e o transporte e torná-los mais ecológicos. Esta é uma prova do compromisso da Embotech em oferecer soluções de software autônomas que tornem a tecnologia de nossos clientes mais sustentável”.

O algoritmo de otimização MPC maximiza a eficiência ou minimiza o tempo de viagem
A base para a estratégia de condução ideal é uma decisão individual do respectivo motorista, que decide se o controle de cruzeiro preditivo deve maximizar a eficiência ou minimizar os tempos de viagem. Uma mistura equilibrada das duas estratégias também é possível. Além disso, o sistema de assistência orienta-se da melhor forma possível para a velocidade definida pelo condutor. Com base nessas predefinições, tudo é executado automaticamente.
Com isso, o algoritmo avalia continuamente os dados do mapa no sistema de navegação e os dados operacionais do sistema de trem-de-força para os próximos 500 metros. Isso significa que as informações sobre as próximas subidas e descidas, curvas ou restrições de velocidade são continuamente incorporadas à avaliação, e o sistema de assistência tenta equilibrar tempo e energia da melhor maneira possível. Ao contrário dos sistemas convencionais de controle de cruzeiro adaptativo, esse sistema de controle não é rigidamente baseado em regras: na otimização, ele pconsidera todas as configurações padrões em relação a todos os casos de uso eem um horizonte de 500 metros, de forma simultânea e em tempo real. Além disso, o sistema usa os mapas de eficiência do trem-de-força para otimizar o ponto atual de operação.
Neste caso, as competências da ZF e da Embotech se complementam perfeitamente: enquanto a ZF pode fornecer as informações apropriadas para o sistema de assistência a partir de sua compreensão do sistema de todo o veículo e controlar a aceleração e a frenagem, a Embotech contribui com seu profundo conhecimento dos algoritmos apropriados para avaliações desses dados e suas soluções incorporadas. Em suma, os dois parceiros desenvolveram um sistema que oferece aos motoristas maior autonomia e menores custos operacionais sem sacrificar o conforto e, assim, reduzir de forma sustentável ao ônus sobre o meio ambiente. O espectro de possíveis aplicações que a ZF pode atender varia de carros de passeio a ônibus e veículos comerciais pesados.

Foto: O ZF Eco Control 4 ACC, um complemento de software para os sistemas de assistência ao motorista, o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), pode aumentar a autonomia do veículo em até 8%. O componente central desta inovação é um algoritmo de MPC (Modelo de Controle Preditivo) da Embotech. Ele avalia em tempo real as informações do mapa, como níveis e curvas em subidas e descidas, bem como os pontos operacionais ideais do trem-de-força. Divulgação ZF

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!