Segundo a consultoria Frost and Sullivan, existe uma expectativa de que 50 milhões de veículos elétricos sejam vendidos no mundo até 2030. O Brasil deve representar uma parcela considerável desse volume, já que dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que 70 mil carros elétricos devem estar emplacados até o fim de 2023.
O supply chain do setor automotivo é complexo e, para veículos elétricos, é particularmente desafiador por causa dos cuidados que as empresas precisam tomar com o transporte de baterias elétricas.
Rodolfo Boraschi, gerente de Auto-Mobility da DHL Global Forwarding, explica que existem regras que regem o transporte internacional aéreo e marítimo para assegurar o bem-estar das pessoas e do meio ambiente.
“As baterias de íon de lítio, que equipam esses carros, são incluídas na categoria de cargas perigosas. Seu transporte requer cuidados essenciais, em razão da possibilidade de explosão e incêndios quando são expostas a determinadas condições de temperatura no transporte, manuseio ou armazenagem. Assim, é necessário que os envolvidos na operação tenham conhecimento e expertise para lidar com essa situação”, explica Boraschi.
Levando em consideração a dificuldade desse processo, a DFG listou abaixo alguns cuidados para a logística de carros elétricos:
Armazenagem das baterias: é importante observar as regras da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês) e da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Devem ser considerados o tipo da bateria, a quantidade, o peso e a forma que estão dispostas, ou seja, se estão sozinhas ou dentro de algum equipamento.
Descrição da carga e embalagem: com o intuito de minimizar os riscos, deve-se assegurar que a descrição da carga fornecida aos transportadores mencione a presença de baterias de íons de lítio, além de providenciar embalagem de acordo com as normas internacionais.
Conformidade regulatória: outra questão importante é observar as regras e legislação vigentes de cada localidade em que o material esteja presente.
É de extrema importância que as regras sejam cumpridas, pois existem outras adversidades que podem colocar em risco a operação, tais como as situações de atraso, a perda de reservas e eventuais multas, que podem comprometer a competitividade e performance operacional.
Por se tratar de cargas perigosas, é importante sempre atuar com profissionais e parceiros qualificados e preparados. Também é recomendável buscar sempre uma atualização sobre novas tecnologias, regras e melhores práticas de mercado, para fornecer orientações e suportes, tanto para o importador quanto para exportador, nos momentos que precedem e procedem o processo de transporte.
“O diferencial da DHL Global Forwarding no transporte de baterias de carros elétricos é a capacidade técnica e operacional no mundo todo, já que atua como o principal parceiro logístico de grandes players da indústria automotiva. Assim, a companhia lidera iniciativas de inovação nos setores de logística e transporte”, complementa o gerente de Auto-Mobility da DHL Global Forwarding (DGF).
Foto: Divulgação DHL