Offline
Publicidade
Publicidade
Sete dicas para ganhar confiança ao dirigir
27/07/2023 07:36 em Mobilidade

O medo de dirigir é algo comum e pode afetar muitas pessoas, mas é possível superá-lo. Pensando nisso, Aleph Oliveira, Growth Marketing Specialist da Justos - startup de seguro auto, listou algumas dicas de como ganhar mais confiança ao volante.

Tenha aulas de direção
Considerar aulas de direção com um instrutor qualificado pode ser extremamente benéfico. Um instrutor experiente poderá fornecer orientações específicas, esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a desenvolver habilidades de direção seguras.

Pratique em ruas e horários tranquilos
Comece a praticar em ruas com menos movimento e em horários em que o tráfego seja mais leve. Isso reduzirá a pressão e a ansiedade, permitindo que se concentre em desenvolver suas habilidades de direção sem se sentir sobrecarregado.

‍Mantenha o foco
Evite distrações enquanto estiver dirigindo. Desligue o celular, evite conversas intensas com os passageiros e concentre-se apenas na estrada e no ambiente ao seu redor. Manter o foco aumentará sua confiança e ajudará a tomar decisões seguras.
No entanto, a Justos avalia o comportamento do motorista, o que trará ainda mais segurança ao volante, pois o app da startup ajuda as pessoas a dirigirem melhor.

Escolha bem a carona
Quando estiver começando a perder o medo de dirigir, escolha cuidadosamente os passageiros. Opte por pessoas calmas e encorajadoras que possam fornecer um ambiente de apoio durante as viagens. Evite pessoas que possam aumentar sua ansiedade ou criticar suas habilidades.

Aumente o percurso gradativamente
À medida que você ganha confiança, aumente gradualmente a distância e a complexidade dos percursos. Comece com trajetos mais curtos e se familiarize com rotas diferentes antes de se aventurar em viagens mais longas ou áreas de tráfego intenso.

‍Aprenda a desenvolver pensamentos positivos
Pratique o controle de seus pensamentos e substitua por positividade. Lembre-se de que é capaz de enfrentar o medo e cada vez mais irá fortalecer sua confiança e habilidades.

Celebre suas conquistas
À medida que superar pequenos desafios ao volante, celebre suas conquistas. Isso ajudará a reforçar uma mentalidade positiva e a criar uma associação boa com a condução, auxiliando no processo de superação.
Inclusive, o app da Justos traz um retorno para os motoristas sobre como foi sua viagem, se boa, ótima ou perfeita.

Quando é a hora de buscar ajuda de um profissional?
Se o medo de dirigir persistir e interferir significativamente em sua qualidade de vida, é importante buscar ajuda de um profissional. Terapeutas especializados em fobias ou ansiedade podem oferecer técnicas adicionais para isso e auxiliar em seu processo de recuperação.
Dirigir pode ser uma habilidade libertadora, e o medo não deve impedi-lo de aproveitar essa experiência. Com paciência, prática e as estratégias certas, é possível desenvolver a confiança necessária para desfrutar da liberdade que a prática proporciona. Enfrente seus medos, e logo irá desbravar as estradas com segurança. “Além disso, esteja amparado por um bom seguro, pois é um fator fundamental e ótimo aliado para ganhar mais confiança ao dirigir”, explica Aleph Oliveira, Growth Marketing Specialist da Justos. da startup.

Nota da Redação: A Rádio Sobre Rodas entende que NINGUÉM deveria receber habilitação para conduzir carro, moto ou qualquer outro veículo automotor sem estar em condições físicas e psicológicas de enfrentar o trânsito. A tarefa de formar condutores está entregue aos Estados e, infelizmente, todo ano dezenas de milhares de jovens recebem de seus Detrans o direito de se acidentar em nossas ruas e rodovias, o que explica, em grande parte, o número escandaloso de acidentes com mortes e sequelas graves que ocorrem sistematicamente no Brasil. A publicação destas dicas foi feita para tentar minimizar o problema.

Foto: Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!