A Pirelli apresenta o P Zero E: um novo pneu que integra as mais recentes inovações técnicas desenvolvidas pela Pirelli para atender às últimas tendências em mobilidade eletrificada e sustentável. Este é o primeiro pneu UHP do mercado com mais de 55% de materiais de origem natural e reciclada, obtendo uma classificação triplo A na etiqueta europeia de pneus em toda a gama e apresentando desempenho que permanece consistente, quer o pneu seja novo ou usado. Este pneu foi desenvolvido especificamente para veículos elétricos a bateria, como mostra a marcação ‘Elect’ em todos os produtos da gama, o que denota uma baixa resistência ao rolamento e ruído reduzido. RunForward também faz sua estreia: uma nova tecnologia da Pirelli que permite que as viagens continuem mesmo com um furo no pneu, para que o condutor tenha tempo para chegar à loja de pneus mais próxima. Tecnologias avançadas de virtualização foram usadas em todo o projeto deste pneu, com base em inteligência artificial, redes neurais e simulação de condução. O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli conta cada vez mais com o aprendizado de máquinas para prever o desempenho de cada pneu em diferentes condições de condução, antes mesmo de um protótipo físico ser produzido. Esses sistemas de simulação são capazes de prever o comportamento dos pneus com base no desenvolvimento anterior, oferecendo soluções eficientes.
O primeiro pneu UHP com mais de 55% de materiais sustentáveis
Graças aos anos de pesquisa de novos materiais e a uma cuidadosa seleção de fornecedores, a Pirelli é a primeira a produzir um pneu de alto desempenho com 55% de seus materiais de origem natural e reciclada em toda a linha de lançamento, conforme certificado pelo Bureau Veritas: a líder mundial em verificação de conformidade e certificação em qualidade, meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social (no padrão ISO14021). O principal desafio para o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli foi combinar a sustentabilidade com o alto desempenho necessário de um pneu UHP. O caminho percorrido pelos engenheiros levará a outros produtos no futuro que contenham uma alta porcentagem de materiais naturais e reciclados, que serão identificados por um logotipo dedicado e personalizado na parede lateral, começando com o P Zero E. O estudo da Pirelli de todo o ciclo de vida do P Zero E, que também foi verificado pelo Bureau Veritas, mostra uma redução de 24% nas emissões de CO2 em comparação com a geração anterior de pneus Pirelli. Além disso, a atenção dada aos materiais utilizados permitiu reduzir a quantidade de ingredientes derivados de fósseis e minerais, que foram trocados por materiais primários de origem natural e reciclada (-12 quilos em relação a um equivalente P Zero em o mesmo tamanho).
O único pneu UHP com classificação triplo em toda a gama
O Pirelli P Zero E obteve a classificação mais alta (A) em todos os parâmetros da etiqueta europeia de pneus em todas as medidas disponíveis. Isso começa pela resistência ao rolamento, devido aos compostos específicos utilizados (Rolling Reduction Compounds), que ajudam a aumentar a autonomia dos veículos movidos a bateria e prolongam a vida útil dos pneus graças ao menor desgaste. Os compostos também desempenham um papel fundamental no aprimoramento do controle do carro em várias situações de condução, principalmente na frenagem em piso molhado. Outra área-chave de desenvolvimento para obter a classificação triplo A foi o padrão de banda de rodagem, projetado usando técnicas de virtualização e simulação derivadas do motorsport. A banda de rodagem é rígida o suficiente para diminuir o torque considerável gerado pelos veículos elétricos, enquanto a otimização da posição e tamanho dos sulcos – que se caracterizam por um novo formato patenteado com cantos arredondados – também ajudam a reduzir o ruído do pneu.
Tecnologias Pirelli Elect em toda a gama
Toda a gama P Zero E se distingue pela marcação Elect na lateral, que identifica o pacote de tecnologias desenvolvidas pela Pirelli para aprimorar as características dos carros eletrificados. Em comparação com modelos similares com motores tradicionais, esses carros têm um peso maior e níveis muito altos de torque que são entregues instantaneamente. A tecnologia Pirelli Elect foi projetada para melhorar o desempenho desses veículos, sem comprometer a durabilidade do pneu. Na escolha dos pneus para veículos elétricos há ainda dois outros fatores a considerar: o ruído (dentro e fora do habitáculo) e a autonomia da bateria.
A nova tecnologia Runforward da Pirellli
Esta tecnologia, que faz sua estreia no P Zero E, foi projetada para manter o controle do carro em caso de furo no pneu e permitir que as viagens continuem. Este sistema consiste em painéis de reforço nas paredes laterais interna e externa do pneu que sustentam a estrutura e permitem velocidades máximas de 80 km/h por até 40 quilômetros, mesmo com pressão zero. Graças às simulações da dinâmica do veículo, a posição e a forma desses reforços estruturais foram otimizadas para garantir resistência ao rodar com um pneu furado, mantendo a classificação A em resistência ao rolamento. A estrutura e os compostos dos pneus equipados com a tecnologia Pirelli RunForward proporcionam, consequentemente, um conforto de condução e acústico comparável a um pneu tradicional, mantendo a resistência ao rolamento baixa. Esta tecnologia foi pensada especialmente para veículos elétricos a bateria, que exigem pneus silenciosos e muitas vezes não vêm com roda sobressalente devido à presença das baterias. Outra vantagem dos pneus Pirelli RunForward é que não há necessidade de ter aros especiais para aproveitar todas as vantagens desta tecnologia.
O novo pneu Pirelli P Zero E, que entra na linha em setembro junto com os produtos existentes, estará disponível inicialmente em 17 medidas para o mercado de reposição a partir do segundo semestre de 2023. Desenvolvimento de versões específicas para modelos selecionados de montadoras premium e prestige ao longo dos próximos meses já está em andamento.
Foto: Divulgação Pirelli