O avanço tecnológico tem impactado profundamente a forma como os automóveis são fabricados e comercializados, desde peças e montagem, até a forma como são vendidos e utilizados. Além disso, há imperativos estratégicos que as empresas precisarão observar para tornarem-se organizações mais conectadas. Essas são algumas das conclusões da publicação “Future of Automotive”, da KPMG.
“As organizações conectadas estão utilizando cada vez mais dados e tecnologia para tornarem suas operações mais eficientes, desenvolverem produtos inovadores, e conectarem-se com clientes e fornecedores. Elas também estão sendo mais ágeis na tomada de decisão e, com isso, precisam disponibilizar para suas equipes as ferramentas corretas para atingirem sucesso nos negócios”, diz Ricardo Roa, sócio líder do segmento automotivo da KPMG no Brasil.
Diante desse cenário, a KPMG listou a seguir oito imperativos estratégicos para as empresas do setor automotivo:
- Financiamento da mobilidade: o aumento da demanda por financiamento oferece oportunidades para empresas financeiras crescerem. Essa modalidade permanece uma fonte de receita para revendedores e fabricantes de equipamentos originais à medida que vendem mais veículos diretos e tornam-se lojas únicas para serviços de veículos.
- Elaboração de modelos como serviço: a expectativa é que os modelos de assinatura cresçam rapidamente com uma ampla gama de opções, incluindo preços, seguros e manutenção baseados no tempo ou na quilometragem. Os fabricantes de equipamentos originais oferecem assinaturas de serviços de compartilhamento de carona e/ou mobilidade, da mesma forma alguns proprietários podem ter a opção de emprestar seus veículos a serviços públicos de compartilhamento de carona. Tudo isso gera oportunidades de concorrência e de parceria.
- Reformulação da manufatura, das cadeias de suprimento e dos parceiros: a valorização do design e do software da tecnologia digital cresce devido ao aumento da informatização nos carros. Também ocorre uma redução da produção interna, privilegiando a produção modular destacando o desenho e a montagem. A mudança para os carros elétricos e os desafios da cadeia de suprimentos estão levando a uma reformulação manufatureira.
- Aproveite os dados para aumentar o valor da vida do cliente: o pós-venda colabora para a boa experiência do cliente com serviços remotos como manutenção e peças de reposição entregues em casa ou em hubs. A impressão 3D torna as peças disponíveis de maneira mais rápida e mais próxima. Os fabricantes de equipamentos originais podem ter toda a experiência de pós-venda ou terceirizar a demanda.
- Crie uma experiência de vendas diretas sem atropelo: a mudança dos modelos tradicionais de concessionárias para as vendas diretas traz uma grande diferença operacional e cultural. Os clientes compram diretamente de fabricantes de equipamentos originais com veículos entregues por meio dos revendedores.
- Monetização da experiência dos veículos conectados: os serviços de veículos conectados oferecem fluxos de receita para fabricantes de equipamentos originais. As montadoras podem reforçar as relações com os clientes por meio de infotainment, que são as possibilidades de interações digitais nos carros. Receitas B2B de tecnologia de gerenciamento de frotas, gerenciamento de impostos e despesas e atualizações de software são possíveis.
- Atraia talentos para o setor: as montadoras lutam para atrair e reter os talentos para projetar e construir veículos conectados e eletrificados. Alguns fabricantes de equipamentos originais criaram lojas de P&D e design no Vale do Silício e recrutaram líderes de tecnologia. O setor precisa adotar a mentalidade e as maneiras de trabalhar do Vale do Silício, reduzir as horas de trabalho e melhorar os benefícios aos funcionários.
- Organize-se para a transição dos veículos eletrificados: os veículos elétricos, híbridos e os com motores a combustão têm requisitos diferentes. As montadoras estão segmentando cada um deles. As joint ventures, que são os acordos entre empresas de setores iguais ou diferentes, também estão surgindo para compartilhar o custo do desenvolvimento dos carros elétricos.
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