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Buscar um carro novo, maior e com mais benefícios é o principal gatilho para troca de veículo, revela pesquisa
Mercado
Publicado em 04/07/2023

A compra de um carro envolve uma série de decisões importantes, especialmente se for o primeiro. Para mapear esse processo decisório, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, apresenta sua mais recente pesquisa sobre tendências e hábitos de consumo dos usuários da plataforma ao adquirir um novo veículo.
Segundo o novo levantamento, para 54% dos entrevistados a busca por um carro começa nos classificados online. Outro meio que se destaca nessa etapa inicial são as concessionárias, às quais 37% das pessoas ouvidas recorrem atualmente.
Das plataformas mais utilizadas na busca por um automóvel, a Webmotors é a opção escolhida pela maioria dos respondentes (93%). Quanto ao tempo investido para escolha do modelo, “15 dias” é a alternativa mais citada por 44% dos entrevistados, seguida por “uma semana” (31%).
No que diz respeito às maiores dificuldades para o consumidor decidir sobre a escolha do modelo, “encontrar um preço acessível” foi a alternativa mais mencionada pelos participantes do levantamento, com 57%. Em segundo lugar, “encontrar o modelo desejado” (43%).
Em relação à categoria, o SUV tem a preferência dos compradores que adquiriram seu primeiro carro (38%), seguido por hatch (26%), sedã (24%), picape (9%) e crossover (4%). Uma concessionária ou loja é o local de compra mais acessado por 74% dos respondentes, contra 26% que realizaram a aquisição do primeiro carro diretamente de outra pessoa.

Forma de pagamento utilizada
A pesquisa aponta que 48% das pessoas utilizam o financiamento do veículo como modo de pagamento, sendo possível simular e contratar diretamente e com poucos cliques na plataforma da Webmotors. O financiamento está dividido em três modalidades: entrada em dinheiro; o carro atual como entrada; e financiamento total. Ao todo, 88% dos respondentes disseram que pesaria na escolha da instituição financeira ter algum tipo de desconto em produtos ou experiências.
De acordo com Cris Rother, CMO da Webmotors, “nosso comprador tem um perfil já habituado com a troca de veículo. Tanto que para 94% dos participantes da pesquisa não se trata do primeiro carro e a maioria pretende ficar com o novo automóvel por pelo menos dois anos.”
“O perfil do usuário da nossa plataforma já tem a jornada mais digital, uma vez que temos 27 anos de mercado e somos os precursores do marketplace automotivo. Por isso, nosso público se apoia principalmente nas informações da internet para sua tomada de decisão”, afirma. “O fato de não ser a primeira compra de carro ajuda o usuário a ter mais conhecimento sobre o mercado.”

Carro novo, maior e com mais benefícios
Buscar um carro novo, maior e com mais benefícios, explica Rother, é o principal gatilho da troca de veículo. “Nesse momento, a maior parte dos usuários considera um automóvel que traga mais benefícios para o dia a dia. O principal motivo de decisão é, portanto, a necessidade, afinal, chega um momento em que o cliente precisa de um carro maior, mais novo ou que dê menos problemas”, explica.
Comodidade e realização de um sonho são outros pontos importantes no momento de decisão. “No fim do dia, o consumidor deseja um veículo que caiba no bolso, tenha um bom consumo de combustível e seja confortável o suficiente”, diz Rother.
O levantamento da Webmotors ouviu 370 pessoas. A amostragem teve em sua composição 10% de mulheres e 90% de homens, a maioria na faixa etária de 36 a 45 anos (34%) e com alta concentração de renda (47% acima de R$ 10 mil).

Foto: Reprodução

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