Offline
Publicidade
Publicidade
A lubrificação no setor ferroviário
27/06/2023 08:06 em Manutenção preventiva

A lubrificação ferroviária é de fundamental importância para o bom funcionamento dos trens e para garantir a segurança dos passageiros. Por meio da aplicação de lubrificantes nas rodas, trilhos e engrenagens, reduz-se o atrito e o desgaste dos componentes, prolongando a vida útil dos equipamentos e aumentando a eficiência de todo o sistema. Além disso, a lubrificação ajuda a reduzir os ruídos emitidos pelos trens, melhorando o conforto dos passageiros e minimizando o impacto sonoro nas áreas urbanas próximas às linhas férreas.
Outro aspecto é a segurança operacional. A utilização desses itens apropriados é fundamental para garantir que os componentes mecânicos operem dentro de limites seguros. A falta de lubrificação adequada pode resultar em mau funcionamento de peças essenciais, aumentando o risco de falhas e acidentes. Os produtos de qualidade também contribuem para a proteção contra a corrosão e a formação de depósitos, prolongando a vida útil dos componentes e reduzindo a necessidade de manutenção corretiva.
É sempre indicado utilizar lubrificantes de boa qualidade, como os de marcas conhecidas mundialmente: Kluber, Mobil, Rocol, Shell e Texas, que são de alto desempenho e proporcionam vida útil mais longa aos componentes, além de intervalos maiores de relubrificação e manutenção. No desempenho dos equipamentos desse segmento, Luiz Maldonado CEO da Lubvap Special Lubricants, destaca a escolha de produtos que não garantam o funcionamento, independente das condições do ambiente:
“É importante utilizar lubrificantes que mantenham suas características independente das condições ambientais e garantam o mínimo esforço ao mudar os pontos de desvio, para que um excesso de tensão nos componentes possa ser evitado.  Um bom exemplo disso é um óleo para engrenagens que pode ser submetido tanto a altas temperaturas como a baixas temperaturas”, explica o profissional.
Para atender essas necessidades, fabricantes têm desenvolvido formulações avançadas, adaptadas às condições operacionais. O bissulfeto é um composto químico altamente eficiente e versátil, amplamente utilizado na indústria como um agente de tratamento e aditivo de óleo. Conhecido por suas propriedades de extrema pressão e anti-desgaste, o componente forma uma camada protetora nas superfícies metálicas, reduzindo o atrito e o desgaste em condições de alta carga e temperatura.
À medida que o setor ferroviário cresce, o bom funcionamento de máquinas e sua conservação tornam-se ainda mais indispensáveis no desenvolvimento econômico. Ao escolher lubrificantes adequados e adotar práticas de manutenção preventiva, as empresas garantem o desempenho de seus equipamentos, reduzindo custos operacionais e, acima de tudo, protegendo a segurança dos passageiros e funcionários.

Foto: Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!