Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
SDAT reduzido na substituição de para-brisa: produtividade e satisfação do cliente
Manutenção preventiva
Publicado em 26/06/2023

A aplicação eficiente do para-brisa envolve uma combinação de fatores, e o conceito SDAT (Safe Drive-Away Time ou Tempo Seguro para Dirigir) ajuda o profissional especializado a estabelecer o tempo ideal para que o veículo volte a circular com total segurança após a substituição do para-brisa.
A obtenção de SDAT com menor duração está diretamente ligada à qualidade do adesivo de para-brisa e sua aplicação correta, de forma a atender todos os tipos de necessidades dos clientes. O poliuretano, elemento principal dos adesivos da linha Teroson Bond, por exemplo, contribui para esse tipo de serviço por ser forte, isolante, durável e leve.
“O adesivo de poliuretano oferece alta resistência estrutural e é fácil de trabalhar, sendo segura a sua aplicação. Adesivos de alto desempenho são essenciais para que o trabalho seja feito corretamente. A qualificação no serviço de substituição de para-brisa também evita gastos imprevistos e aumenta a relação de confiança com o cliente”, explica Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.
A variação de temperatura e de umidade são fatores importantes para alcançar um tempo seguro para dirigir (SDAT) em aplicações com poliuretano monocomponente. Quanto mais baixa a temperatura e a umidade, mais lentamente o produto criará resistência para atender ao SDAT. Plataforma como a Loctite Xplore estima o tempo médio de cura do para-brisa com aplicação de adesivos monocomponentes de acordo com a temperatura e umidade informadas pelo usuário.
Atualmente, existe somente um padrão internacional para o mercado de reposição/reparo de veículos e se chama FMVSS (212/208), que testa a retenção do para-brisa em caso de impacto frontal a 48 km/h com uma correia no manequim no tamanho considerado de um adulto médio (1,75 cm, 78 kg = motorista masculino médio).
Isso significa que a aplicação correta de um adesivo como o Teroson 180 True Primerless (com SDAT de 3 horas) oferecerá (após 3 horas) a adesão segura do para-brisa mesmo numa colisão a 64 km/h com 40% de sobreposição.
“Entre as vantagens de trabalhar com o conceito de SDAT reduzido estão a possibilidade do motorista retirar o veículo da loja especializada em curto tempo. O serviço otimizado, consequentemente, libera espaço na oficina para receber novos veículos, o que permite mais rotatividade às lojas especializadas, potencializando a produtividade”, diz Célio Renato Ruiz.

Evite escorrimento e/ou vazamento na aplicação
A aplicação de adesivo de forma inadequada, assim como o uso de adesivo de baixa qualidade, aumentam a chance de escorrimentos e vazamentos, comprometendo totalmente o serviço de colocação do para-brisa.
O escorrimento causa folgas entre o para-brisa e a carroceria do carro. Seu nível de escorrimento não deve ser superior a 2mm. Muito escorrimento gera retrabalho, incluindo uma nova aplicação de cordão, bem como uma recalibração. Adesivos de alto desempenho oferecem alta adesividade e pouco escorrimento.
Outro problema comum é a vedação incompleta do para-brisa, que causa micro vazamentos. A infiltração de água e outros líquidos pode tornar o problema ainda maior em contato com componentes elétricos e eletrônicos do veículo. Por menor que seja o vazamento, o serviço deve ser refeito.
“Substituir um para-brisa requer qualificação técnica para atender às exigências de segurança e para isso também existem ferramentas online como a Loctite Xplore que auxiliam no conhecimento do processo. Existem diversas etapas, desde a limpeza, pré-colocação, passando pela aplicação do adesivo no para-brisa, até o acabamento final, e todas essas fases precisam ser perfeitamente executadas”, finaliza o profissional da Henkel.

Loctite Xplore
Loctite Xplore é uma plataforma de treinamento desenvolvida para Montagens, Manutenção e Reparação de Veículos para ajudar estudantes, usuários finais e profissionais do setor a tomar as melhores decisões em sua área de especialização. O conteúdo é baseado no conhecimento acumulado de mais de 65 anos de experiência na prática. É uma plataforma gratuita. Para acesar, clique aqui.

Foto: Divulgação Henkel

Comentários
Comentário enviado com sucesso!