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48% pretendem mudar a marca de seu próximo carro, revela pesquisa da Webmotors e Ipsos
Mercado
Publicado em 13/06/2023

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, divulga, em parceria com a Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, novo levantamento que mede a intenção de compra de carros e os modelos mais desejados pelos usuários entrevistados.
De acordo com o estudo, 20% dos usuários da plataforma que estão substituindo seus veículos compram carros zero quilômetro. A maioria dos respondentes já tinha um veículo usado ou seminovo, aproximadamente 40% consideram adquirir um automóvel novo e 44% estão dispostos a pagar, em média, R$ 78 mil pelo bem. As formas de pagamento mais citadas foram à vista e financiamento parcial via bancos tradicionais.
Ainda segundo a pesquisa, 48% querem que o novo automóvel seja de uma marca diferente, enquanto 52% pretendem adquirir um carro novo da mesma marca. A Honda é a que gera mais fidelização (73%), seguida pela Chevrolet e Toyota (68%), Nissan (65%) e Hyundai (63%). Em relação às carrocerias, SUVs e sedãs (47%) são as mais procuradas na plataforma.
"Nós unimos a experiência da Webmotors no mercado automotivo digital com a gestão dos dados da Ipsos para construir essa pesquisa que visa fortalecer estratégias e tomadas de decisões para montadoras parceiras, além de auxiliar na oferta de produtos e soluções ainda mais personalizados e assertivos aos usuários do marketplace”, explica Cris Rother, CMO da Webmotors.
“A parceria entre Webmotors e Ipsos está se solidificando e, graças a essa sinergia entre as marcas e ao conhecimento do mercado de ambas as empresas, criamos estudos inovadores que preenchem lacunas de conhecimento dentro da jornada dos clientes", diz Marcelo Pereira, diretor Automotivo da Ipsos Brasil.

Plataformas online: principal meio de divulgação para venda do carro
Para a maior parte dos respondentes o principal meio de divulgação para vender um veículo são as plataformas online. Os motivos estão relacionados à facilidade de publicação e ao potencial de alcance que oferecem. A Webmotors foi apontada como a principal delas. Por outro lado, uma pequena parte da amostra ainda considera meios físicos, como placas de vende-se e revendedoras, as melhores opções.
"A parceria com a Ipsos veio para acelerar ainda mais o nosso negócio, gerando insights sobre o mercado automotivo por meio de uma pesquisa direta com nosso público, entendendo, de fato, o que o cliente busca e auxiliando cada vez mais os nossos parceiros do setor”, afirma Rother.
O estudo quantitativo foi realizado pela Ipsos em parceria com a Webmotors por meio de e-mail e notificações push com usuários da plataforma em setembro de 2022. Foram realizadas 2.148 entrevistas entre pessoas que estão buscando ou vendendo um veículo com margem de erro de 2.1%.

Foto: Reprodução

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