A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, anunciou a parceria com a ETAS, subsidiária da Bosch responsável pelo desenvolvimento de software independente de aplicação para veículos e nuvem, para fornecer uma plataforma automotiva que reduzirá os custos de desenvolvimento e que irá acelerar ainda mais o tempo necessário para as montadoras lançarem produtos no mercado. Esse sistema de base proporcionará às montadoras uma experiência completa e simplificada na entrega de softwares internos do automóvel. A solução de middleware determinística da ETAS irá acelerar significativamente o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), com o Red Hat In-Vehicle Operating System que oferece um sistema operacional continuamente certificado e baseado em dados abertos.
A Red Hat tem trabalhado em parceria com a indústria automotiva para acelerar a adoção de tecnologia de open source, com foco em padronização e reutilização. A ETAS é reconhecida na indústria automotiva por ter introduzido no mercado seus sistemas operacionais em mais de três bilhões de automóveis. Seu histórico comprovado de sistemas de proteção dentro do veículo e funcionalidades de segurança é respaldado pelos mais altos níveis de certificação, incluindo o ISO 26262. Muitos sistemas e metodologias tradicionais trazem com altos custos de desenvolvimento, demoram a ser lançados e têm dificuldade em atender às novas demandas dos clientes enquanto mantêm verificações de segurança essenciais.
Para enfrentar esses desafios, a Red Hat está desenvolvendo o Red Hat In-Vehicle Operating System, com o objetivo de servir como uma base de sistema operacional Linux de uso seguro e de acordo com as especificidades da indústria automotiva. A ETAS planeja combinar a tecnologia da Red Hat com sua solução de middleware de próxima geração, adicionando execução determinística para funções automotivas complexas e altamente concorrentes.
Dessa forma, o Red Hat In-Vehicle Operating System impulsionará a indústria automotiva em direção a projetos de software cada vez mais escaláveis, permitindo e acelerando a adoção de tecnologia no mercado automotivo. Juntamente com o middleware determinístico da ETAS, essa a solução conjunta fornecerá às montadoras uma plataforma extensível para desenvolver, testar e implantar aplicações de assistência avançada ao motorista (ADAS) e de direção automatizada (AD) em veículos definidos por software, além de oferecer:
- Tempo de lançamento mais rápido com um stack pré-integrado, aproveitando recursos exclusivos do middleware determinístico da ETAS além do Red Hat In-Vehicle Operating System. A reprodução permite que os desenvolvedores resolvam pendências em minutos, ao invés de seguir abordagens tradicionais que levam dias. Em outras palavras, a solução oferece uma plataforma escalável e flexível para suportar tanto aplicações de segurança padrão quanto ASIL-B. A força combinada das duas camadas destrava não apenas um desenvolvimento de aplicações mais rápido, mas também testes de verificação automatizados eficientes com máxima precisão, independentemente do hardware de execução;
- Redução dos custos de desenvolvimento ao ter uma plataforma consistente com ferramentas modernizadas, que possibilitam o desenvolvimento simplificado e a reutilização fácil de componentes de software em diferentes modelos de veículos e de diferentes anos de produção;
- Melhoria na confiabilidade, segurança e conformidade com um stack pré-integrado que ajuda a verificar se os componentes críticos de segurança estão integrados de forma compatível e eficiente. Esse stack melhora a confiabilidade e a segurança de sistemas ADAS e AD, com foco em segurança e determinismo;
- Aprimoramento da escalabilidade e flexibilidade, permitindo que os clientes desenvolvam e implantem aplicações em uma ampla variedade de plataformas de hardware, desde unidades de controle eletrônico (ECUs) dentro dos veículos até laboratórios de desenvolvimento baseados em nuvem;
Recursos estendidos de segurança em stack operacional fornecidos pela expertise da Red Hat em oferecer segurança e conformidade open source, combinados com a expertise da ETAS em segurança de software automotivo e sistemas operacionais em tempo real, validando a postura de segurança do stack pré-integrado e sua conformidade com padrões e regulamentações da indústria.
O trabalho da Red Hat na indústria automotiva é uma extensão natural da estratégia mais ampla da empresa em edge computing. A edge computing oferece novas capacidades para funcionalidades e conectividade veicular, sendo que cada veículo definido por software atua como um datacenter de edge em si. Esses carros serão responsáveis por coletar dados, fornecer atualizações e implantar aplicações de forma autônoma, alinhando ainda mais a indústria automotiva com a crescente inovação de edge computing em geral. Ao trabalhar com empresas como a ETAS, a Red Hat tem como objetivo acelerar esse ritmo e ajudar a fornecer recursos de última geração para veículos definidos por software, refletindo os avanços na edge empresarial.
Na avaliação de Francis Chos, VP e GM dessa plataforma e do ambiente de Edge na Red Hat, a aliança entre as duas referências no mercado pretende ampliar o horizonte de negócios. Essa colaboração empolgante é continuação da jornada que começamos há dois anos para acelerar a adoção do open source na indústria automotiva. Com a ETAS, nossa expertise será direcionada a uma plataforma fundamental de próxima geração para o desenvolvimento de software moderno nos veículos, construída sobre uma base padronizada e escalável fornecida pelo Red Hat In-Vehicle Operating System”, explica.
Foto: Divulgação