Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Vulcan e Stellantis em projeto conjunto para desenvolver energia geotérmica renovável para abastecer a fábrica de automóveis de Mulhouse, na França
Sustentabilidade
Publicado em 05/06/2023

Stellantis N.V. e Vulcan Energy Resources Limited (Vulcan; ASX: VUL, FSE: VUL) assinaram um termo de compromisso vinculativo para a primeira fase de um projeto multifásico para desenvolver novos projetos geotérmicos destinados a descarbonizar a oferta de energia das instalações industriais de Mulhouse da Stellantis na França, onde são produzidos os modelos DS7, Peugeot 308 e 308 SW, 508 e 508 SW e o novo 408. Com base nas condições atuais, o projeto de energia renovável pode fornecer uma parte significativa das necessidades anuais de energia do local industrial a partir de 2026.
"Estamos orgulhosos de anunciar mais um passo em nossa parceria com a Vulcan, o que demonstra nosso compromisso em incrementar o uso de soluções de energia descarbonizada em nossas instalações", disse Arnaud Deboeuf, diretor de fabricação da Stellantis. "A geotermia é uma das muitas soluções que estamos explorando para atingir nossa meta de carbono líquido zero até 2038, em alinhamento com nosso plano estratégico Dare Forward 2030."
A primeira fase do projeto, localizada no extremo sul da área de foco da Vulcan no Vale do Alto Reno, incluirá um estudo de pré-viabilidade (PFS) para a construção de instalações de energia renovável geotérmicos para a unidade da Stellantis, realizado pela Vulcan, que também avaliará o potencial de produção de lítio. Se bem-sucedida, a próxima fase se concentrará na exploração sísmica 3D e em estudos e desenvolvimento mais avançados. Sujeito a um PFS bem-sucedido, a Stellantis e a Vulcan pretendem desenvolver o projeto em conjunto em uma base de 50:50.
Em novembro do ano passado, a Vulcan revelou que havia iniciado várias iniciativas para expandir seus negócios de energia renovável geotérmica e Zero Carbon Lithium TM na França, especificamente na Alsácia, que responde por aproximadamente um terço do Planalto Superior do Reno. A Vulcan solicitou na área da Mulhouse licenças exclusivas de lítio e energia geotérmica para garantir mais 480 km² de área de desenvolvimento no campo de salmoura do Vale do Planalto Superior do Reno.
De acordo com o termo de compromisso, a equipe da Vulcan realizará uma avaliação de recursos minerais de lítio de acordo com o Código JORC. O projeto Zero Carbon LithiumTM da Vulcan está alinhado com a criação do “Observatório Francês de Recursos Minerais” que tem como objetivo analisar os recursos franceses de matérias-primas críticas e estabelecer recomendações para investimentos públicos que serão apoiados pelo recém-anunciado “Fundo Francês de Matérias-Primas Críticas”, no valor de 2 bilhões de euros.
A Stellantis adota uma abordagem holística para a descarbonização e está a caminho de se tornar uma corporação carbono líquido zero, todos os escopos incluídos, até 2038, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. O acordo com a Vulcan Energy marca o segundo uso potencial de energia geotérmica renovável da Stellantis para descarbonizar e localizar seu fornecimento de energia em uma instalação industrial.
“A principal missão da Vulcan é a descarbonização, por meio de energia renovável e fornecimento de lítio de carbono neutro”, disse o diretor executivo e CEO da Vulcan, Dr. Francis Wedin. “A Vulcan está aqui para apoiar a Stellantis, nosso maior cliente de lítio e um de nossos principais acionistas, a descarbonizar suas operações na Europa. Enquanto continuamos focados em nossos desenvolvimentos geotérmicos de lítio Fase Um no centro do campo de salmoura do Vale do Planalto Superior do Reno, este projeto é uma oportunidade complementar para expandir nosso pipeline de futuro desenvolvimento para algumas das áreas externas no Vale do Planalto Superior do Reno, apoiado por parceiros industriais como Stellantis.”  
"A Stellantis é uma importante participante industrial no setor automotivo no Grand Est. É por isso que a região quis dar apoio ao grupo em sua transição para o elétrico. Com esta parceria estratégica, a transição para uma indústria do futuro e o combate contra o aquecimento global estão ganhando forma na região, graças a uma exploração racional da energia geotérmica", disse Franck Leroy, Presidente do Grand Est Region.
O acordo com a Stellantis aumenta o impacto de descarbonização da Vulcan na indústria europeia de veículos elétricos, complementando a prevenção de carbono de seu Projeto Zero Carbon Lithium™ e criando valor para os participantes.

Foto: Divulgação Stellantis

Comentários
Comentário enviado com sucesso!