Offline
Publicidade
Publicidade
Sete mitos que envolvem o aluguel de carros
22/05/2023 01:34 em Mercado

O aluguel de carros tem se tornado uma tendência cada vez maior entre os brasileiros que procuram se livrar das taxas de juros e financiamento. Isso porque, dados divulgados pela Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), no ano passado, a frota de carros disponíveis para locação cresceu 26,2%, na comparação com 2021. Ao todo, foram mais de 1,40 milhão de carros alugados e para 2023, com o enfraquecimento do varejo, a expectativa é que o setor adquira, aproximadamente, 650 mil carros.
Mesmo com o cenário positivo para o mercado, o modelo de serviço de aluguel de automóvel ainda é considerado algo novo e com isso, algumas pessoas ainda têm algumas dúvidas, o que aumenta ainda mais com a divulgação de fake news sobre suas vantagens. Bruno Poljokan, CRO da Kovi, startup de mobilidade que busca inovar no setor de aluguel de veículos, rebate sete das maiores mentiras contadas sobre o aluguel de carros. Confira:

1. “É difícil conseguir aprovação para o aluguel”
Ao contrário da compra de um veículo, para realizar a locação não é necessária aprovação de crédito. Dessa forma, mesmo que a pessoa tenha, uma avaliação baixa de crédito ou nome negativado, poderá alugar um automóvel.
“Na compra de um carro, uma série de dados são analisados pela empresa, como score de crédito alto, renda compatível com o financiamento, entre outras exigências que continuam como barreiras para diversos consumidores. Já para realizar a locação, o mesmo não acontece, algumas empresas do setor exigem apenas que o cliente tenha CNH e CPF, para seguir assim com o processo de contratação que será realizado”, explica Poljokan.

2. “Vou ter muitos gastos extras com aluguel de carros”
Outro mito muito difundido é a ideia de que o aluguel de carros gera muitos gastos extras. Entretanto, os custos com serviços essenciais, como seguro, monitoramento 24h e boa manutenção, ficam por conta da empresa de locação. Assim como IPVA, manutenção, emplacamento e documentação do carro. Desta forma, o locatário fica apenas responsável por realizar uma taxa definida em contrato a ser paga em casos como roubo, furto ou danos inesperados.

3. “A locadora exige quilometragem limitada”
A quilometragem limitada é uma modalidade usada por diversas locadoras para estabelecer, por exemplo, faixas de quilometragem e planos com valor fixo. Porém, essa categoria pode acabar sendo prejudicial para quem circula muito ou pouco ao longo do período de aluguel.
Por este motivo, algumas empresas já criaram alternativas para dar mais liberdade aos usuários para que assim possam contratar um serviço que se adeque ao seu estilo de vida e suas necessidades e pagar somente por aquilo que usar.

4. “Em um plano de assinatura de carros não é possível escolher entre alguns modelos diferentes”
Ao contrário do que muitos pensam, as locadoras de veículos oferecem algumas opções de veículos de acordo com a disponibilidade do estoque e o plano de contratação. Poder escolher o modelo de preferência que atende melhor o estilo de vida e a necessidade é um dos grandes benefícios do serviço de aluguel de carros.

5. “Não vale a pena pagar por algo que nunca vai estar no seu nome”
O perfil de consumo mudou, o automóvel próprio já não é mais um sonho a ser realizado para muitas pessoas. Porém, o que muitos não sabem é que, atualmente, já existe a alternativa de adquirir o automóvel por meio de um contrato de locação. Essa modalidade traz maior comodidade principalmente para quem ainda não tem certeza se quer comprar um carro, mas para aqueles que tem certeza disso, se torna alternativa para não se comprometer financeiramente, conhecer melhor o modelo de carro de desejo e ainda, se ficará com o veículo por muito tempo.
“Na Kovi, por exemplo, temos a opção do Kovi próprio, em que o usuário contrata o carro por assinatura e a partir do 24º tem a opção de comprá-lo e abater as mensalidades já pagas do valor total do carro. Mas, assim como qualquer aquisição, essa é uma decisão em que a pessoa precisa realizar um planejamento financeiro para decidir a melhor opção pela compra ou não e colocar tudo na ponta do lápis de acordo com o seu estilo de vida e necessidade”, esclarece o especialista.

6. “O aluguel de carros não é prático”
Segundo o especialista da Kovi, é possível encontrar serviços de aluguel de veículos com planos flexíveis e no conforto de casa via celular, mas é preciso ficar atento na transação que está realizando. “Antes de concluir a contratação e o pagamento, a recomendação é fazer uma pesquisa ampla da empresa em questão, seus perfis oficiais e buscar recomendações de quem já utilizou o serviço”.

7. “Um plano de aluguel de carros envolve muita burocracia”
Hoje em dia, alugar um carro é mais fácil do que se imagina. Sem filas e sem papel, a digitalização eliminou a necessidade de preencher formulários físicos e o serviço de locação eliminou a necessidade de lidar com trâmites administrativos que fazem com que o processo se torne exaustivo.

“Todas as exigências para que o carro rode com segurança, como o pagamento do IPVA e documentação, já estão inclusas no contrato. Além disso, a modernização desse serviço, democratiza o acesso ao automóvel, ajuda a otimizar o tempo e dinheiro dos brasileiros que foram beneficiados também com a evolução dos meios de pagamentos, permitindo que, os consumidores não só realizem a contração do aluguel via online como também efetuem a transação do pagamento, seja por PIX, cartão de crédito ou boleto”, finaliza Bruno.

Foto: Reprodução

COMENTÁRIOS