A Webmotors, maior ecossistema automotivo do país e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta nova pesquisa que identifica tendências e hábitos de consumo do público feminino no setor automotivo no Brasil. Entre as marcas de carros favoritas das mulheres aparecem Chevrolet (13%), Volkswagen (11%), Fiat (10%) e Toyota (10%), seguidas por BMW (8%) e Jeep (8%).
Já em relação aos modelos de grande produção preferidos, 46% das entrevistadas elegeram o Jeep Renegade como o mais querido, à frente de Volkswagen Gol (22%), Chevrolet Onix (15%) e Fiat Toro (13%).
Quanto às marcas de carros mais seguras do ponto de vista das consumidoras brasileiras, a Volkswagen subiu da quinta posição, no mesmo tipo de levantamento realizado em 2021, para o primeiro lugar em 2023, seguida por Chevrolet e Toyota (ambas com 11%), Fiat (9%) e Honda (8%). Idealizando um recorte por idade, para as mulheres acima de 45 anos os veículos mais seguros são os modelos da Toyota.
“Com a pesquisa observamos ainda que as mulheres dão muito valor para itens ligados à segurança e veículos mais altos, como os SUVs. Prova disso é o resultado do Jeep Renegade, um utilitário, ser o predileto do público feminino neste levantamento”, afirma Cris Rother, CMO da Webmotors.
Ainda segundo o estudo do Webmotors Autoinsights, 72% das respondentes disseram ser as principais responsáveis por levar seus carros ao mecânico. Nesse momento, os problemas mais frequentes vivenciados por elas são o receio de serem enganadas e pagarem por um serviço desnecessário (66%), a desconfiança ou impressão de receberem orçamentos mais altos porque são mulheres (22%) e considerarem lojas, concessionárias e mecânicas ambientes machistas (12%).
A pesquisa da Webmotors foi realizada com 300 mulheres predominantemente com idade entre 35 e 54 anos (49%), casadas (65%), graduadas (73%), com filhos (72%), habitantes da região sudeste (56%) e que possuem um carro ou uma moto (89%).
Foto: Reprodução