A Cummins Brasil celebrou o Dia Mundial da Água - comemorado todos os anos no dia 22 de março, impulsionando ações por meio do seu programa global Cummins Water Works (CWW), para o fortalecimento das comunidades com educação ambiental e restauração de áreas de mananciais. O CWW é um programa global da líder em tecnologia e energia que se concentra em resolver a crescente crise hídrica que atinge várias partes do mundo, sendo o Brasil um dos países prioritários, com efeitos negativos diretos na saúde, educação, igualdade de gênero e no crescimento de economias inteiras.
Entre os dias 20 e 24 de março, a Cummins Brasil juntamente com o Instituto Trata Brasil, entidade referência em saneamento no Brasil, e a Water.org, organização também parceira da Cummins no CWW que se concentra em promover o acesso à água potável e saneamento básico por meio da inclusão financeira e fomento do Microcrédito, realizam projeto “Brincar para Sanear” nas escolas públicas da região de Guarulhos (SP): E.E. Victor Civita, E.E. Professora Zilda Romeiro e E.E Comandante João Ribeiro de Guarulhos (SP).
O objetivo desta ação é fomentar a educação ambiental, por meio de ações lúdicas, com foco em abastecimento de água e esgotamento sanitário, impactando 1200 estudantes, como também os profissionais das escolas, a comunidade escolar e os pais dos alunos.
Desde a implantação do CWW no Brasil, em 2021, as ações da Cummins juntamente com a Water.org beneficiaram mais de 35 mil pessoas por meio de 8.750 créditos liberados e mais de 1 mil agentes de créditos foram treinados sobre o tema Wash – Water, Sanitation and Hygiene.
TNC Brasil
A The Nature Conservancy (TNC) é a segunda organização parceira da Cummins no CWW que trabalha diretamente a conservação de nascentes e mananciais para redução de erosões e garantir maior retenção de água e segurança hídrica.
O parceria entre TNC e CWW desde 2021 já promoveu a restauração de 122 hectares, com foco na preservação de mananciais, ação que inclui plantio de árvores, além de 7,5 mil hectares conservados, prática que envolve um conjunto de atividades para evitar a degradação, entre elas, a instalação 40 fossas sépticas para melhora na preservação das nascentes.
Este programa, chamado “Fundo de Água de São Paulo”, também conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global e da Water Resilience Coalition (WRC) visa assegurar a segurança hídrica nas bacias prioritárias que apresentam forte escassez na região metropolitana da cidade. A iniciativa promove a conservação e restauração florestal, melhores práticas no uso do solo e saneamento rural em áreas prioritárias nas bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba , Capivari, Jundiaí (PCJ), Alto Tietê e Paraíba do Sul (parte da porção paulista).
Foto: Divulgação Cummins