Em 1983, a Renault revelou o que pode ser considerado como o primeiro ‘carro para viver’. Ele chegava com um nome emblemático, que entrou para a história dos nomes dos modelos da Renault: Espace. Quarenta anos depois, a sexta geração que será lançada deste modelo, continua remetendo ao mesmo conceito baseado nos pilares de conforto, espaço generoso e equipamentos topo de linha. Viajar dentro do Espace sempre foi uma experiência única e incomparável. Isso porque, a cada geração, o veículo soube se adaptar ao seu tempo sem negar seu DNA de grande SUV feito para as grandes viagens.
“Espace é um nome bastante conhecido, tanto na França como ao redor do mundo. Ele quase se tornou um termo genérico hoje em dia”. Sylvia dos Santos, Gerente de Estratégia de Denominações, Renault
1983: Espace I, “o caminho para a inovação”
Em 1983, a Renault revolucionou o cenário automotivo na Europa, com a revelação do primeiro grande monovolume (minivan) para a família. Naquela época, a Renault fez uma ruptura em sua estratégia de nomes alfanuméricos, utilizada até então. E para batizar este objeto rolante não identificado (“ORNI”), a Renault escolheu o nome “Espace”. “Do ponto de vista semântico, Espace é um nome muito interessante, pois sua tradução se aproxima em vários idiomas, facilitando a compreensão pelo maior número de consumidores”, explica Sylvia dos Santos. “Ele conta com uma sonoridade suave e fonética agradável, remetendo imediatamente ao conforto, espaço interno e tecnologias”, explica Sylvia dos Santos.
Na época, o slogan publicitário “Renault Espace, o caminho para a inovação” se referia ao formato inédito de um monovolume, que também lembrava o primeiro TGV (trem de alta velocidade), que havia surgido alguns anos antes na França. Comercializado em 1984, o Renault Espace era um veículo como nenhum outro.
A modularidade era extraordinária graças aos bancos removíveis e intercambiáveis. Os dois bancos dianteiros podiam girar para trás, transformando a cabine em uma sala de estar. Já os cinco bancos traseiros podiam ser removidos, oferecendo uma grande capacidade de carga, algo jamais visto na época.
Graças às grandes aberturas envidraçadas, a luminosidade interna ampliava a sensação de espaço e conforto na cabine. Com seu comportamento em rodagem comparável a um sedã e contando com as motorizações mais potentes da Renault, o Espace se posicionava como um grande veículo topo de linha para viajar em família.
Todas estas características inovadoras se tornariam o DNA do Renault Espace por gerações. Inovadoras e bem-sucedidas, elas contribuíram para propulsionar o nome Espace mundo afora.
A modularidade do Espace da primeira geração era extraordinária, com bancos intercambiáveis e removíveis. Os dois bancos dianteiros podiam ser girados para trás, transformando a cabine em uma “sala de visitas”.
1991: Espace II, “o melhor lugar na Terra é no Espace”
O Renault Espace se tornava um fenômeno da sociedade em termos de automóvel e o gosto por este conceito de veículo atingiu níveis exponenciais. O nome conquistou notoriedade com a maturidade da segunda geração.
Do lado de fora, as formas mais arredondadas e os retrovisores que seguiam a linha superior do capô destacavam a aerodinâmica. A cabine foi valorizada por uma apresentação e acabamento sofisticados, além da chegada de novos porta-objetos.
O Renault Espace foi elevado ao nível topo de linha da Renault, com a chegada da versão com transmissão integral (com diferencial de acoplamento viscoso) “Quadra” e um motor V6 (PRV 2.8 l de 153 cavalos) sob o capô.
As evocações imediatas de conforto e tranquilidade da palavra Espace eram perfeitas para valorizar as qualidades de conforto a bordo potencializadas do Renault Espace. E serviram de inspiração para o slogan publicitário da época: “o melhor lugar na Terra é no Espace”.
A geração 2 do Espace destacava a aerodinâmica, com retrovisores que seguiam a linha superior do capô. Este detalhe do estilo foi mantido na terceira geração.
1996: Espace III, “e se o verdadeiro luxo fosse o Espace?”
Mantendo-se na liderança do segmento que criou e com um sucesso ainda maior, o Renault Espace se tornou quase um termo genérico. Dois tamanhos de carroceria eram comercializados, uma versão de 5 e outra de 7 lugares, chamada de “Grand Espace”, que tinha um comprimento 27 cm maior.
Criado internamente, o design com curvas suaves desta geração se harmonizava com o espaço interno inovador, cujos contadores migraram para a parte central e utilizavam tecnologia LCD, enquanto que os módulos de aquecimento e ar-condicionado foram instalados nos dois lados do veículo. O painel era bastante enxuto.
Em 1997, o slogan publicitário “e se o verdadeiro luxo fosse o Espace?” continuava remetendo ao conceito de espaço para representar o posicionamento topo de linha do Renault Espace, cuja versão de acabamento Initiale recebia interior em couro e materiais nobres. O nome Espace se fortalecia cada vez mais, carregando ainda mais sentido e emoções.
O layout interno da terceira geração do Espace era bastante inovador: os contadores migraram para a parte central e utilizavam tecnologia LCD; os módulos de aquecimento e ar-condicionado foram instalados nos dois lados do veículo.
2002: Espace IV, o último monovolume
Com para-lamas mais largos e dimensões externas ainda maiores, além do design externo com linhas mais puras, a quarta geração continuou sendo um monovolume de referência. As duas versões de 5 e 7 lugares (Grand Espace) foram mantidas e o nome Espace correspondia perfeitamente a este veículo para a família que oferecia o melhor espaço interno do mercado.
Na versão de acabamento mais luxuosa “Initiale Paris”, equipada com teto solar de vidro de 2,16 m2, o Espace se tornou uma verdadeira “sala de visitas sobre rodas” e um espaço de convívio com conforto inigualável. O nome Espace era carregado de fortes referências.
Mais largo e mais comprido, o Espace IV oferecia ainda mais espaço interno e volume que as gerações anteriores.
Espace V em 2015: “o tempo pertence a você”
Revelada no Salão do Automóvel de Paris de 2014, esta nova geração se adaptou à evolução de “viver juntos”. O slogan publicitário “o tempo pertence a você” acompanhava a comercialização de um modelo que passou a ser chamado de “crossover” topo de linha, de 7 lugares. Cada passageiro contava com seu próprio espaço e o nível de equipamentos destacava a tecnologia, como tablet touchscreen, regulagens pelo sistema MULTI-SENSE e tração nas 4 rodas com sistema 4CONTROL.
Após 30 anos de carreira, o Espace continuou evoluindo, fiel ao seu DNA, suas qualidades históricas, o posicionamento de veículo para a família e as evocações que remetiam ao nome Espace.
O Espace V se tornou SUV, com um interior bastante high-tech.
Espace VI, “o novo grande SUV para viver”
Totalmente alinhado à sua época, o Novo Renault Espace é um SUV para a família topo de linha, disponível com 5 e 7 lugares. Ele abre um novo capítulo no qual vai representar a renovação da marca Renault, mantendo-se fiel à linhagem das gerações anteriores em termos de conforto, inovação e itens topo de linha. Do lado de dentro, as referências evocadas pelo nome Espace continuam mais presentes do que nunca e o Novo Espace continua sendo o veículo perfeito para as grandes viagens.
O Novo Renault Espace é um SUV para a família topo de linha, de 5 e 7 lugares
Seguindo a tradição dos carros para viver, o Renault Espace sempre se manteve em uma posição de destaque como modelo para a família de até 7 lugares, sendo sempre uma referência em termos de conforto, espaço interno, equipamentos topo de linha e comportamento em rodagem. O Renault Espace demonstra que inovar a cada geração, evoluir de forma coerente e para o benefício concreto dos clientes são a razão de sua longevidade. E continua fazendo jus ao nome Espace para dar continuidade a uma saga!
Foto: Renault Espace - Divulgação Renault