A Tembici, líder de micromobilidade na América Latina, acaba de ser certificada como uma Empresa B, parte de um movimento global que exige os mais altos padrões de práticas ESG das organizações. Mesmo com todo grau de complexidade da certificação, a empresa conseguiu superar em quase 10% a pontuação mínima exigida, sendo reconhecida com 87 pontos e entrando para a seleta lista B Corp.
A startup, que sempre teve um olhar atento a essas questões, iniciou frentes de trabalhos focadas, há aproximadamente dois anos, atuando em mais de 50 planos de ação, com mais de 10 áreas da empresa diretamente envolvidas. Sendo assim, toda a companhia manteve responsabilidades diante de questões sociais e ambientais ligadas ao negócio, a fim de assegurar o compromisso de ir além de um olhar puramente financeiro na tomada de decisões estratégicas.
Analisando cinco principais temas: Governança, Colaboradores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente, o processo de certificação reconheceu as boas práticas adotadas na gestão do sistema de bikes compartilhadas, bem como o próprio modelo de negócio da organização que contribui para a utilização de um modal ativo e não poluente, impactando diretamente na redução de consumo de combustíveis fósseis, e sua consequente emissão de poluentes e GEE na atmosfera. A estimativa é de que, somente em 2022, as pedaladas com bikes compartilhadas tenham chegado a poupar a emissão de mais de 9 mil toneladas de CO2.
A área de ESG da empresa, que foi estruturada em 2020, atualmente, trabalha em 3 principais pilares: Clima e Meio Ambiente, Mobilidade Segura e Democrática e Cultura e Desenvolvimento Humano, e está conectada à Diretoria de Impacto, liderada pela CIO (Chief of Impact Office), Carolina Rivas. “A Tembici nasceu do desejo de transformarmos a vida das cidades e das pessoas e, esse nosso propósito, sempre esteve muito presente no que fazemos no dia a dia e é um dos principais motivos do orgulho de pertencer dos nossos funcionários. A Diretoria de Impacto conecta o nosso compromisso social e ambiental que temos pra fora da empresa com a mesma responsabilidade para dentro da Tembici.”, comenta.
Ações inéditas na área de ESG
No pilar Clima e Meio Ambiente, destaca-se a atuação pioneira, a nível mundial, no mercado de créditos de carbono. A empresa conseguiu ir além e acessar um negócio com alto potencial, sendo a primeira a gerar créditos de carbono a partir do uso de bicicletas nas cidades. A iniciativa desencadeou também a realização do leilão de créditos de micromobilidade, inédito no mundo, realizado em conjunto com a prefeitura do Rio de Janeiro, e que tem potencial 20 vezes maior do que a primeira rodada.
Em Mobilidade Segura e Democrática a empresa mantém iniciativas para democratizar o acesso às cidades por meio de bicicletas, como o Vai Longe, programa de aceleração de projetos que já impactou cerca de 5 mil pessoas, e Doe Uma Viagem projeto que já disponibilizou mais de 12 mil viagens para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ainda neste pilar, em conjunto com o iFood, desenvolveu o projeto iFood Pedal, iniciativa voltada para entregadores e entregadoras e focada em delivery sustentável. O projeto, que é pioneiro na América Latina, já realizou mais de 7 milhões de entregas verdes, sendo uma das principais iniciativas que levou o Rio de Janeiro a ser a primeira cidade a realizar 50% das entregas do iFood com modais não poluentes.
Com foco em Cultura e Desenvolvimento Humano, destaca-se a atuação em Diversidade e Inclusão, sendo que o princípio faz parte do quadro de metas de 100% da empresa. Diante disso, a organização criou o comitê Elos que atua em ações para 5 pilares: Raças e Etnias, Gênero, Gerações, Pessoas com Deficiência e LGBTQIAP+. Além disso, realiza, anualmente, o censo de diversidade para acompanhar a performance das ações sobre o tema, além de colaborar com a definição de metas de D & I.
A certificação B é renovada a cada três anos, com base em melhoria contínua, por isso, a Tembici seguirá reforçando suas estratégias alinhadas à agenda ESG. “O Selo B Corp consolida, ainda mais, o alinhamento da agenda ESG , que não é apenas uma nova maneira de fazer negócio, mas a única maneira possível. Não basta um olhar de respeito com o futuro do planeta, é preciso ação - das pequenas às grandes. E essas decisões, sem dúvida, acabam influenciando positivamente na parrudez e solidez do nosso negócio.”, finaliza Carolina.
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