A segurança é tema prioritário em qualquer época do ano. Mas, durante as férias os cuidados devem ser redobrados e a manutenção do veículo precisa estar em dia, principalmente o sistema de suspensão, item fundamental para a proteção dos ocupantes.
Projetada para entregar estabilidade e melhor dirigibilidade, a suspensão do veículo absorve as irregularidades das vias de circulação. Tais características proporcionam mais conforto ao motorista e aos passageiros, reduzindo a fadiga do condutor e, consequentemente, impactando na segurança de todos.
Cuidados pré-viagem
Revisão: o sistema é composto por dois itens principais, amortecedores e molas. Sigas as recomendações do fabricante. Uma forma de confirmar a necessidade de troca dos amortecedores é durante os serviços de alinhamento e balanceamento. Por exemplo, se houver vazamentos ou se hastes e borrachas estiverem danificadas ou com o vazamento de óleo, pode ser o momento de fazer a substituição dos amortecedores. Aproveite a oportunidade para, também, trocar as molas. Afinal, os dois itens trabalham em conjunto e se um estiver mais desgastado do que o outro, o equipamento mais antigo poderá acelerar o desgaste daquele que foi trocado recentemente.
Outra dica para verificar o desgaste do sistema de suspensão é pressionar uma das pontas do carro para baixo e se, ao soltar, o veículo ficar balançando mais de duas vezes é porque está na hora da trocar, pois o comportamento normal seria estabilizar de imediato.
Durante o passeio
Não coloque a carga aleatoriamente no porta-malas do carro. As consequências podem variar desde o desgaste prematuro do sistema de suspensão, em caso de a carga esteja mal distribuída ou, até mesmo, de aumentar os riscos de acidente no caso de uma frenagem brusca, fazendo o veículo perder o controle.
Após o período de férias
Durante as férias, é comum tentar manter a velocidade permitida na estrada. Mas, se a pavimentação estiver bastante irregular com buracos, rachaduras, relevos pela recapagem, valetas e quebra-molas, reduzir um pouco a velocidade pode ser determinante para ampliar a vida útil dos amortecedores. Muitas famílias, pensando em economizar na viagem, costumam transportar todos os mantimentos no carro, provocando um sobrepeso de acelera o desgaste dos componentes.
Para quem foi curtir uma praia, o contato com a maresia e a névoa salgada e úmida que vem do mar também acelera o desgaste do veículo através da oxidação dos metais. Portanto, um cuidado especial com o sistema de amortecedores também pode merecer um cuidado especial.
Portanto, se o seu veículo não estiver respondendo, normalmente, aos comandos de frenagem, então chegou a hora de dar aquela atenção ao sistema de freio, assim como os amortecedores.
Com a manutenção em dia, é só aproveitar o período de descanso de forma tranquila e divertida, sempre com responsabilidade.
Foto: Divulgação Monroe