Ano novo, vida nova, mas há algo que não mudou: a Fiat segue na liderança do mercado brasileiro. Não é para menos, já que a Fiat aumentou seu portfólio e ainda entrou em novos segmentos. A marca, além de ser a número um em vendas, também emplacou o lugar mais alto do pódio com a Strada como o veículo mais comercializado de 2022. O reconhecimento do sucesso da Fiat ainda pôde ser visto pela quantidade de premiações que venceu no ano: 31 prêmios, sendo 12 apenas no lançamento do segundo SUV da marca, o Fastback.
“Nosso ano anterior já tinha sido brilhante, mas, sem dúvidas, 2022 entrou para a história da Fiat e coroou o novo momento da marca de muito sucesso após seu reposicionamento. Seguimos crescendo, tanto na cobertura de mercado como em market share, que foi superior ao de 2021. Além disso, a Fiat se mantém com posição relevante em todos os segmentos em que participa, até mesmo no de SUVs, em que entrou há pouco mais de um ano. Inclusive, o Fastback, nosso maior lançamento dos últimos tempos, superou nossas expectativas de vendas e ainda foi o veículo mais premiado do ano. O Pulse também fez bonito e ultrapassou o volume de vendas previsto na época em que chegou ao mercado. Tudo isso mostra que acertamos ao entrar na categoria de SUVs e que estamos no caminho correto”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.
Com todas as ações do ano, no total, foram 430 mil unidades vendidas em 2022, mais de 138 mil carros à frente do segundo colocado. Com isso, a marca garantiu 21,9% de participação de mercado, sendo não só a sua melhor performance anual, como também o melhor desempenho de qualquer marca nos últimos dez anos. Como se isso não bastasse, a Fiat ainda garantiu a liderança nos segmentos de hatches (24,7%), picapes (49,9%) e vans (37,1%).
Aliás, pela segunda vez na história, a Fiat emplacou uma picape como o veículo mais vendido do ano, posição que a Strada ocupou a maior parte do período. Em 2022, foram 112.463 unidades e a picape dominou de forma sem igual o seu segmento, com 82,8% de market share. Além disso, a Fiat também possui mais dois modelos entre os dez mais vendidos do país, com o Mobi na quinta posição com 72.760 emplacamentos e o Argo aparecendo em nono lugar com 64.022.
Outro modelo que se destacou no ano foi a Toro, a C-picape mais vendida do país, que, juntamente a Strada, colocam a Fiat em um patamar impressionante quando o assunto são picapes. A cada 10 veículos vendidos do segmento, 5 são da marca. Também vale falar do sucesso do Cronos, que vendeu 49% a mais em relação ao ano anterior, e do Pulse, que emplacou mais de 50 mil veículos no ano. Inclusive, juntamente com o Fastback, ele ajudou a Fiat a chegar ao terceiro lugar em B-SUVs em dezembro.
Ainda sobre o último mês do ano, a marca emplacou 41.748 unidades e conquistou 20,6% de market share, o que representa um aumento de 2,3 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
2022
Em um ano repleto de importantes lançamentos, a Fiat e seus produtos foram reconhecidos 31 vezes em 17 premiações importantes do setor automotivo e de outras áreas no período. A marca venceu, por exemplo, como Montadora do Ano no prêmio UOL Carros e como Tendência Automotiva pelo Trend Car 2023. Um dos grandes destaques da Fiat no ano foi o Fastback. Ele chegou para ressignificar sua categoria com a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia. Com apenas três meses de mercado, o SUV Coupé já ultrapassou o volume de vendas previsto no período e ainda se tornou o veículo mais premiado do ano. No total, foram 12 troféus das instituições mais importantes do setor automotivo que reconheceram os atributos do modelo.
Ainda durante 2022 a Fiat trouxe para o mercado o Scudo, furgão com ótimos custos operacionais e máxima produtividade. Além disso, a marca apresentou o e-Scudo, seu primeiro utilitário 100% elétrico no Brasil, que possui a maior autonomia da categoria (330km). O Cronos também trouxe novidades e chegou renovado na linha 2023, com novo câmbio CVT, motor Firefly 1.0 e mudanças no design. Ele foi eleito como Melhor Sedã Compacto pelo Prêmio Mobilidade Estadão.
Novembro foi marcado pelo lançamento do Pulse Abarth, um SUV envenenado que traz uma dose extra de esportividade para a categoria e que teve metade da produção do ano vendida em apenas três dias. Ele também foi responsável por trazer a marca do escorpião de volta ao Brasil.
“Apostamos, inovamos, nos dedicamos e estamos colhendo os frutos. O novo posicionamento da marca mostra que a Fiat entende como poucos o desejo do consumidor brasileiro, mas nada disso seria possível sem a dedicação da rede de concessionárias e a confiança do cliente na Fiat. Em 2023 não será diferente. Somos líderes, mas não podemos nos acomodar. Temos muitas novidades ainda chegando e pretendemos manter a dianteira do mercado”, conclui Zola.
Foto: Fastback foi o veículo mais premiado do ano - Divulgação Stellantis